Loading

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Tatuagem: arte corporal
.
Gabriela Santos
.
Há mais de 3.500 anos a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade dos indivíduos de uma mesma comunidade tribal – união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas.
.
Os povos primitivos tatuavam-se para registrar fatos importantes da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar fatos da vida social, tais como: tornar-se guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida; identificar prisioneiros, pedir proteção sobre o imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do plano físico, entre outros motivos.
.
As tatuagens antigamente eram feitas com afiados dentes de porcos, reconhecidas entre os adeptos com o nome de "tatatu" – palavra que possui significado semelhante a som. Um dos povos que mais utilizavam essa técnica era a comunidade indígena. Atualmente, devido à contínua influência da cultura norte-americana, a tatuagem também é conhecida como “tatoo”, arte corporal pós-moderna, símbolo de atitude e liberdade de expressão.
.
O primeiro tatuador de que se tem notícia chamava-se Lucky Tattoo, nascido na Dinamarca (norte europeu). Seus sucessores desenvolveram, ao longo do tempo, inúmeras técnicas e procedimentos para atender as exigências do público e as normas de controle, como aquelas estabelecidas pela Vigilância Sanitária, entre as quais destacamos: trabalhar com material esterilizado; usar tintas apropriadas para tatuagem; higienizar bem as mãos e o local de trabalho; utilizar luvas e máscara cirúrgica. Além disso, a pele da pessoa deve ser lavada e recoberta com produtos que diminuem o risco de infecção.
.
O professor de Educação Física Everaldo Holanda, 33 anos, relembra que fez sua primeira tatuagem como forma de expressar um pensamento através do desenho. Atualmente possui duas tatuagens, a primeira foi um yang-yin – símbolo oriental do equilíbrio. Para ele a ligação dos jovens com a tatuagem é bem mais perceptível que nas pessoas de meia idade. "Esse tipo de arte corporal é a forma de mostrarem seus sentimentos", afirmou.

Nenhum comentário: