Loading

sexta-feira, 4 de julho de 2008

O perigo dos anabolizantes
.
Bertrand Sousa
.
O mundo moderno passou a exigir um cuidado maior com o corpo e a estética. A cada dia surgem mais casos de pessoas preocupadas com a aperência, em sentirem-se mais fortes, mais bonitas. O problema é que muitas delas fazem opção por conseguir resultados rápidos através de produtos como Esteróides Anabolizantes Androgênicos (EAA).
.
Segundo o professor da Academia Flipper, Sérgio Alves, a questão principal não está atrelada ao que eles fazem, mas ao que as pessoas querem que eles façam. "Sou totalmente contra a utilização de anabolizantes. Eles só deveriam ser usados para reposição hormonal ou em caso patológico (raquitismo) e com a devida orientação médica de um endocrinologista", declarou.
.
Em academias grandes e pequenas existem pessoas utilizando anabolizantes de forma indiscriminada. Os instrutores afirmam que, embora não tenham conhecimento de quem esteja praticando a comercialização, isso seja uma prática comum entre os praticantes de musculação. Em algumas, chega a funcionar um comércio clandestino entre os alunos e em casos extremos, os próprios "professores" vendem as substâncias diretamente.
.
Na opinião do professor da Academia Ginasium, Wilson Viana, o problema é mais grave nas academias de bairro. "Os instrutores desses locais não têm embasamento, estão querendo se promover. Eles deviam passar uma orientação correta, um treinamento adequado para atingir o objetivo das pessoas". O professor da Academia UP, José Gonçalves, concorda com a opinião e acrescenta que profissionais credenciados não indicam o uso de EAA, pois se isso acontecer e eles forem denunciados, podem perder o direito de exercer a profissão - regulada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF).
.
A maioria dos consumidores de produtos anabólicos está na faixa etária dos 15 aos 23 anos, quando as vaidades com o corpo são maiores entre homens e mulheres. Os efeitos colaterais causados pelos anabolizantes são muitos, variam de acordo com os organismos (masculinos e femininos) e ainda estão sendo pesquisados. Deposteron, Durateston, ADE, Winstron, Equipoise, são alguns dos produtos mais conhecidos e utilizados pelos "marombeiros". Inclusive, podem ser comprados facilmente pela Internet.
.
O uso contínuo pode causar nos homens atrofia testicular, esterilidade (impotência sexual), acne, calvície, crescimento da mama (ginecomastia), entre outros. Nas mulheres poder originar o agravamento da voz, hirsutismo (crescimento anormal dos pelos), ereções freqüentes e doloridas (priapismo), atrofia da mama, além de hipertrofia do clitóris. "Eu não sou contra, mas não usaria. Existem outros produtos, como os complementos alimentares que a gente compra em farmácias e academias, e que não prejudicam a saúde", afirmou Maria Betânia Vasconcelos, aluna da Academia Ginasium. De acordo com o pesquisador Carlos Magno, "nem sempre um belo corpo é sinônimo de saúde e vitalidade. E nem sempre, isso é conseguido somente através de uma genética privilegiada. A utilização de EAA deve ser evitada, justamente por não se conhecerem todos os efeitos colaterais e as causas a longo prazo do uso dessas substâncias".
.

Nenhum comentário: