Loading

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Livros gratuitos na Internet
.
Desde a popularização da Internet, surgiram iniciativas de cunho libertário que visavam a socialização da informação. Embora haja quem apenas disponibilize textos já caídos em domínio público, em respeito aos direitos autorais, há indivíduos e coletivos que contestam a própria existência do copyright e publicam gratuitamente material ainda sob proteção autoral. No Brasil, há vários coletivos desenvolvem este projeto, dentre eles o Coletivo Periferia e o Coletivo Sabotagem (
www.sabotagem.cjb.net).
.
O Coletivo Periferia trabalha com a tradução, compilação e distribuição on line, já o Coletivo Sabotagem digitaliza os livros usando um scanner e disponibiliza para download, como também está presente no meio impresso, onde livros estão sendo democratizados e vendidos a valores muito menores que os das livrarias.
.
Há muita gente que distribui, compilando ou não, textos de cunho libertário e ligado aos movimentos anticapitalistas. Um exemplo disto são os Comunicados Zapatistas, escritos pelo Subcomandante Marcos, traduzidos e divulgados por Emilio Gennari. Gennari além de distribuir estes textos, compila e disponibiliza no site Arquivo EZLN (www.chiapas.hpg.ig.com.br).
.
Há ainda iniciativas individuais que também garantem a livre difusão de idéias como é o caso da Editora Quem lançaria eu senão eu mesmo www.quemlancariaeusenaoeumesmo.hpg.ig.com.br
.
Embora este seja um movimento amplo de divulgação escrita, onde de certa maneira faz alusão ao Movimento de Software Livre, não há uma rede organizada trabalhando, partindo na maioria das vezes do espontaneísmo de indivíduos e coletivos. Este movimento tem tudo para organizar-se, basta que haja uma interação entre as pessoas que trabalham com a democratização da informação dos meios escritos, pois há muito material relevante sem a devida divulgação.

Nenhum comentário: