Loading

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Quadrinhos japoneses
.
Wanessa Sobral
.
Mangá, em termos simples, é o nome dado às histórias em quadrinhos japonesas que, diferente dos quadrinhos ocidentais, utiliza a contracapa como capa dos livros, além da leitura (seqüência da história) feita de trás para frente.
.
As páginas internas são impressas em preto e branco – às vezes, algumas vêm coloridas – geralmente em papel jornal. São publicadas no Japão originalmente em revistas antológicas, com cerca de 300 a 800 páginas, em periodicidades diversas (semanais, mensais, trimestrais), trazendo capítulos de séries diferentes.
.
No Brasil, a popularização do mangá teve início em meados do ano 2000 com os lançamentos de “Dragon Ball Z” e “Cavaleiros do Zodíaco”. O estilo japonês de desenhar é, sem dúvida, marcante e já possui grande notoriedade em nosso país, devido à quantidade de japoneses e descendentes que residem aqui.
.
Nos anos 90, apesar da inconstância do mercado editorial brasileiro, uma revista nacional no estilo mangá conseguiu relativo sucesso: “Holy Avenger”. Nos dias atuais, grande parte dos mangás tem como base os fanzines, publicações alternativas sobre cultura, política e temas atuais.
.
Apesar da aceitação do tipo de história em quadrinhos japoneses, a maioria das revistas chega ao Brasil com determinadas alterações em relação ao número de páginas por edição. Muitas vezes, dividem pela metade cada edição, elevando demasiadamente o custo das coleções.
.
Dicas de leitura (mangás)
.
- Angel Sanctuary
- Balde: a lâmina do imortal
- Lobo Solitário
- Neon Genesis – Evangelion

Nenhum comentário: