Loading

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O que é RPG?
.
Wanessa Sobral
.
Role Playing Game (RPG) é um tipo de jogo não muito convencional que mescla estratégia e interpretação de papéis, onde os jogadores seguem regras definidas por um sistema. Para vencer é necessário superar desafios impostos pelos adversários, numa história criada espontaneamente enquanto se sucede a partida.
.
Assim como no teatro, os personagens devem ser interpretados; cada um deles tem um passado, com características próprias de personalidade e comportamento.No RPG há dois tipos de jogadores: (1) os que criam personagens fictícios, sobre quem terão o controle nas aventuras do jogo, de acordo com as regras escolhidas pelo grupo – geralmente entre quatro e seis jogadores; (2) o narrador da partida, função que demanda pensamento cuidadoso e bastante trabalho na hora da criação das crônicas e história dos personagens, além do julgamento de todas as ações. Esse tipo de jogador também é chamado de mestre ou Game Master (GM).
.
O GM controla todos os personagens não-jogadores durante as partidas e deve considerar sempre o enredo, os conflitos, o cenário e a atmosfera do jogo. Seus guias serão antecedentes, esperanças e ambições, criando histórias que desafiem suas convicções, bem como as dos jogadores.
.
Portanto, o objetivo de cada partida é a superação de desafios, e, no geral, todos os jogadores representam personagens que fazem parte de um mesmo grupo. Inicialmente, estão juntos por algum motivo comum e mesmo não sendo regra, podem disputar entre si.
.
Dependendo do sistema que se faça uso, podem-se utilizar numa sessão de RPG dados, fichas e outros apetrechos. A metodologia básica é a seguinte: os jogadores pegam suas fichas, sentam-se à mesa e interpretam seus personagens sem nenhuma interação direta entre si. Mas, esse é apenas o modo mais convencional. Além dele existe um estilo de RPG que se aproxima bastante de uma representação teatral de verdade, chama-se Live Action.
.
Em um Live Action (ação ao vivo) os personagens não imaginam o cenário descrito pelo narrador, mas aproveitam o espaço à sua volta para desenvolver o jogo. Nesse caso, os jogadores atuam caracterizados, representando seus personagens como numa peça de teatro. Porém, não devem se tocar, nem utilizar materiais perigosos (armas, objetos cortantes, etc.).

Nenhum comentário: