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terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Parceria em busca do protagonismo
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Bertrand Sousa
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No dia 23/01 o Centro de Referência da Juventude Ilma Suzete Gama (CRJ Funcionários I) recebeu a visita de dois profissionais do Núcleo de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). A dupla integra uma equipe multidisciplinar formada por dez pessoas, que buscam estabelecer parcerias com escolas e instituições próximas da juventude pessoense, tais como: ONGs, Centros de Juventude, associações, sindicatos, entre outras.
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Para realizar um trabalho de tamanha magnitude, o Núcleo de Inclusão organizou a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa em nove pólos, desde o início da atual gestão. “Visitamos uma grande quantidade de escolas, trabalhando a inclusão social dos jovens. Despertar os alunos para a vida escolar e o exercício dos direitos de cidadania é a nossa forma de contribuir para que tenham um espaço de representação na sociedade”, explicou José Marcos, membro do pólo nove (Cruz das Armas / Jaguaribe).
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Segundo Maria do Céu Pereira, que também integra o pólo nove do Núcleo de Inclusão, o principal objetivo para o ano de 2008 é a formação de grêmios estudantis nas escolas da Rede Municipal de Ensino (aproximadamente 90). “Neste início de ano estamos articulando apoios nas comunidades, firmando parcerias. A partir de fevereiro, com o início das aulas, vamos mobilizar os jovens para formação dos grêmios”, afirmou Maria do Céu. “Nossa meta é formar os primeiros grêmios a partir do meio do ano, mas todo processo dependerá do interesse e participação dos alunos”, completou José Marcos.
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Os grêmios são as células do Movimento Estudantil, espaços de representação e lutas, que aglutinam jovens líderes, idealistas e formadores de opinião. Em muitas oportunidades promovem alianças com movimentos sociais e populares, defendendo interesses comuns e possibilitando novas conquistas a partir da construção coletiva. “A lei federal n° 7.398, de 1985, garante a organização de grêmios estudantis como entidades autônomas para representar os estudantes em qualquer escola pública ou particular do País”, diz a revista Mundo Jovem.
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A sede do Núcleo de Inclusão localiza-se no anexo do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro) – Av. Epitácio Pessoa – e encontra-se a disposição dos jovens para esclarecimentos sobre o atual projeto. Inclusive, alunos representantes de algumas escolas da Capital já participam das reuniões da equipe e existe a previsão de um encontro de profissionais e protagonistas juvenis no segundo semestre deste ano.
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Com efeito, a partir da capacitação dos estudantes e da juventude como um todo, a participação desse setor junto ao poder público e demais áreas do tecido social aumentará em quantidade e qualidade, possibilitando de forma concreta o protagonismo juvenil.

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