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terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Comunicação Comunitária
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Iêda Pessoa
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A implementação de uma experiência de Comunicação Comunitária inicia-se com o despertar da comunidade para a necessidade de construção de uma “ponte” (canal de interlocução) entre a população carente e os órgãos públicos, isto é, aqueles que possuem o poder de mudar as situações adversas do cotidiano.
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As rádios comunitárias constituem parte fundamental deste processo. Também começam a parir de interesses coletivos, mas com o passar do tempo alguns membros da comunidade investem em equipamentos para montagem de estúdio (transmissores, mesas de som, etc.) e passam a manipular as notícias (linha editorial) e o direito das pessoas de participar. Enfim, acabam escolhendo sozinhos o foco e a direção que o trabalho vai tomar, sem levar em consideração as opiniões dos ouvintes e demais moradores. Ou seja, acabam seguindo o modelo cristalizado e centralizador da ''grande mídia.''
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Em nossa avaliação, os jornalistas e comunicadores em geral deveriam seguir sua profissão como os historiadores, buscando sempre divulgar a verdade dos fatos e não apenas manipular informações para proveito próprio, dos empresários da mídia, ou da elite.

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