Educação Ambiental: o princípio da sustentabilidade
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José Gouveia Figueiroa
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A preocupação com o meio ambiente vem evoluindo em função de uma nova concepção das relações sociedade/natureza, na qual a educação ambiental se faz necessária e deve ser enfocada com olhar holístico, tendo como alvo a mudança de posturas e comportamentos no modo de viver. Podemos compreender educação ambiental como um conjunto de ensinamentos teóricos e práticos com a finalidade de levar à compreensão e de despertar a percepção do indivíduo acerca da importância de ações e atitudes para a conservação e a preservação do meio ambiente, em favor da saúde e do bem-estar de todos.
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É interessante também destacar que o conceito de E.A. é dinâmico, ou seja, segue um caminho de evolução e já começa a adquirir novas interpretações. Para muitos especialistas no assunto, a educação ambiental deve ultrapassar seus princípios básicos de ferramenta de gestão e tornar-se uma “filosofia de vida”, considerando que “leva à melhoria da qualidade de vida e ao equilíbrio do ecossistema para todos os seres vivos.”
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José Gouveia Figueiroa
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A preocupação com o meio ambiente vem evoluindo em função de uma nova concepção das relações sociedade/natureza, na qual a educação ambiental se faz necessária e deve ser enfocada com olhar holístico, tendo como alvo a mudança de posturas e comportamentos no modo de viver. Podemos compreender educação ambiental como um conjunto de ensinamentos teóricos e práticos com a finalidade de levar à compreensão e de despertar a percepção do indivíduo acerca da importância de ações e atitudes para a conservação e a preservação do meio ambiente, em favor da saúde e do bem-estar de todos.
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É interessante também destacar que o conceito de E.A. é dinâmico, ou seja, segue um caminho de evolução e já começa a adquirir novas interpretações. Para muitos especialistas no assunto, a educação ambiental deve ultrapassar seus princípios básicos de ferramenta de gestão e tornar-se uma “filosofia de vida”, considerando que “leva à melhoria da qualidade de vida e ao equilíbrio do ecossistema para todos os seres vivos.”
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Pensar em desenvolvimento sustentável ou em sustentabilidade pressupõe ações práticas e teóricas de EA. Uma política de desenvolvimento tecnológico, social e econômico deve ser precedida pela educação ambiental, ou seja, para alcançarmos o equilíbrio entre a desejada e inevitável evolução tecnológica do homem e a conservação e/ou preservação dos recursos naturais as pessoas e as empresas necessariamente têm que acreditar e investir em educação ambiental.
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Ações teóricas e, sobretudo, práticas de educação ambiental devem fazer parte do nosso dia-a-dia em casa, no trabalho, nas ruas da cidade e na escola. Podemos ampliar nossa consciência cidadã se mudarmos a maneira como enxergamos a natureza: não podemos agir como se o meio ambiente fosse uma parte integrante da agricultura, da economia ou da engenharia, por exemplo; ao contrário, a agricultura, a economia e a engenharia é que têm que ser pensadas como partes integrantes do meio ambiente.
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FONTE: http://umbuzeiro9.blogspot.com
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Ações teóricas e, sobretudo, práticas de educação ambiental devem fazer parte do nosso dia-a-dia em casa, no trabalho, nas ruas da cidade e na escola. Podemos ampliar nossa consciência cidadã se mudarmos a maneira como enxergamos a natureza: não podemos agir como se o meio ambiente fosse uma parte integrante da agricultura, da economia ou da engenharia, por exemplo; ao contrário, a agricultura, a economia e a engenharia é que têm que ser pensadas como partes integrantes do meio ambiente.
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FONTE: http://umbuzeiro9.blogspot.com
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