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sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O discurso e as reprises na MTV Brasil
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Bertrand Sousa
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Não é comum em outros canais de TV - sejam eles pagos ou não - a reapresentação diária de programas. Porém na MTV brasileira esta é uma prática constante, já consolidada na programação da emissora. Se alguém perder uma atração hoje, poderá vê-la amanhã ou depois. Tal situação verifica-se até mesmo no “horário nobre”, principalmente nos meses de dezembro e janeiro.
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A aparente naturalidade deste processo deve-se a quê? A uma forma de proporcionar mais comodidade ao telespectador, deixando ele escolher o melhor horário para ver seu programa favorito? Entendemos que não é apenas este o motivo, pois segundo a teoria do discurso dominante, a repetição de idéias (neste caso, signos visuais) é um dos principais elementos para a construção do discurso persuasivo, tão presente nos meios de comunicação de massa. Ele, por sua vez, é a expressão maior de um discurso institucional, voltado para o convencimento ou alteração de atitudes e comportamentos já estabelecidos pelo “público alvo” da instituição.
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Outro motivo para tantas reprises é o compromisso com os índices de audiência do canal. Se observarmos com atenção, vamos perceber que os programas mais repetidos pela MTV são justamente aqueles que registraram os melhores números de audiência durante a semana, o mês, o ano, ou em toda história da emissora. Junte-se a isso a influência dos patrocinadores, que anunciam seus produtos nos intervalos de tais atrações e exigem a veiculação contínua de suas marcas, criando, assim, necessidades de consumo. Do ponto de vista da linguagem, o canal utiliza um tipo de argumentação para aproximá-lo cada vez mais da juventude. Muitas vezes, expressões ditas pelos VJs da emissora tornam-se moda entre os jovens.
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De acordo com a teoria da Indústria Cultural, podemos dizer que a MTV tenta padronizar valores e gostos, atendendo aos anseios da classe poderosa, moldando o comportamento dos adolescentes e jovens de classe média - que constituem a maior parte do público. Portanto, o discurso adotado pela MTV Brasil possui uma dupla configuração: a dominação ideológica, associada a persuasão e a dominação econômica, através da reprodução do modelo de consumo capitalista.

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