O discurso e as reprises na MTV Brasil
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Bertrand Sousa
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Não é comum em outros canais de TV - sejam eles pagos ou não - a reapresentação diária de programas. Porém na MTV brasileira esta é uma prática constante, já consolidada na programação da emissora. Se alguém perder uma atração hoje, poderá vê-la amanhã ou depois. Tal situação verifica-se até mesmo no “horário nobre”, principalmente nos meses de dezembro e janeiro.
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A aparente naturalidade deste processo deve-se a quê? A uma forma de proporcionar mais comodidade ao telespectador, deixando ele escolher o melhor horário para ver seu programa favorito? Entendemos que não é apenas este o motivo, pois segundo a teoria do discurso dominante, a repetição de idéias (neste caso, signos visuais) é um dos principais elementos para a construção do discurso persuasivo, tão presente nos meios de comunicação de massa. Ele, por sua vez, é a expressão maior de um discurso institucional, voltado para o convencimento ou alteração de atitudes e comportamentos já estabelecidos pelo “público alvo” da instituição.
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De acordo com a teoria da Indústria Cultural, podemos dizer que a MTV tenta padronizar valores e gostos, atendendo aos anseios da classe poderosa, moldando o comportamento dos adolescentes e jovens de classe média - que constituem a maior parte do público. Portanto, o discurso adotado pela MTV Brasil possui uma dupla configuração: a dominação ideológica, associada a persuasão e a dominação econômica, através da reprodução do modelo de consumo capitalista.
De acordo com a teoria da Indústria Cultural, podemos dizer que a MTV tenta padronizar valores e gostos, atendendo aos anseios da classe poderosa, moldando o comportamento dos adolescentes e jovens de classe média - que constituem a maior parte do público. Portanto, o discurso adotado pela MTV Brasil possui uma dupla configuração: a dominação ideológica, associada a persuasão e a dominação econômica, através da reprodução do modelo de consumo capitalista.
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