Loading

domingo, 15 de agosto de 2010

Semana da Juventude em JP debate a paz
.
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenação de Juventude da Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), realizou entre os dias 10 e 12 de agosto a III Semana Municipal da Juventude. Este ano, a atividade tiveram como tema "Juventude pela paz: não a criminalização dos(as) Jovens".
.
Na abertura da Semana (10/08), a programação teve início às 14h com várias atividades descentralizadas. Foram realizadas rodas de diálogo e debates, além da exibição de filmes nos Centros da Juventude (CRJs) do Rangel, Mangabeira e Funcionários I. Na última quarta-feira (11/08), a juventude se encontrou no ginásio do Lyceu Paraibano para discutir sobre as 'Drogas nas Escolas'. A roda de conversa teve a participação de representantes da Secretaria Nacional Antidrogas; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. E no Dia Internacional da Juventude (12/08), as atividades culturais e de serviço se concentraram no Ponto de Cem Réis.
.
A III Semana Municipal de Juventude teve como público alvo pessoas entre 15 e 29 anos beneficiadas com programas sociais, ações realizadas pela Prefeitura ou organizações da sociedade civil. O objetivo geral do encontro foi construir e fortalecer o diálogo permanente com os jovens sobre os principais temas de seu interesse, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais dos jovens.
.
"A partir desse encontro temos condição de planejar e executar políticas públicas voltadas a essa parcela da sociedade. Por isso, durante essa semana promovemos debates, abrimos espaço para apresentação de grupos artísticos e exposição das ações que são desenvolvidas pela juventude", enfatizou Joana D'arck Ribeiro, coordenadora de juventude.
.
Foram envolvidas nesta ação de fortalecimento das Políticas Públicas de Juventude as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Sedes); Educação e Cultura (Sedec), Comunicação (Secom), Saúde (SMS), Emlur, Funjope, STTrans, Guarda Municipal, além da sociedade civil organizada, a exemplo de entidades não-governamentais, movimento estudantil e Rede de Jovens do Nordeste.
.
Este ano, a Organização das Nações Unidades (ONU) comemora o 'Ano Internacional da Juventude' promovendo os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade. Vários eventos internacionais estão programados para acontecer neste mês de agosto, a exemplo do "5º Congresso Mundial da Juventude", em Istambul; a "Conferência Global", na cidade de Cancun (México); e os "Jogos Olímpicos da Juventude", em Cingapura (continente asiático).
.
O Dia da Juventude é comemorado em João Pessoa em 12 de agosto, após a aprovação da Lei Municipal n° 11.739, de 27 de Julho de 2009. A primeira 'Semana Municipal da Juventude' foi realizada em outubro de 2007, com a criação do Programa Empreender Jovem.
.

Nenhum comentário: