Loading

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

TV a cabo via Internet


Joost é uma nova maneira de se ver TV, agora pela Internet. Dos mesmos criadores do KaZaa e do Skype, o sueco o Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis, o programa promete mais uma revolução no mundo da tecnologia. Com o Joost é possível reunir tudo aquilo que você gosta na TV com extrema facilidade: a seleção de canais e programa. Existem centenas de canais a disposição, portanto, trata-se de um programa totalmente voltado para interação e customização do usuário.


O Joost promete causar às emissoras de TV um efeito semelhante ao que o Skype provocou nas operadoras de telefonia: Vai forçá-las a se mover para a Internet mais rapidamente do que gostariam. A idéia principal é assistir aquilo que você quer, na hora e da maneira que quiser!

O problema é que esta ótima resolução de imagens, tão comentada pelos usuários, chega a consumir até 320MB de banda por apenas uma hora de transmissão, o que exige uma poderosa conexão com a Internet. A recomendação mínima é 1MB, o que deve condicionar o uso do serviço no Brasil apenas para aqueles que não possuam limitações de tráfego, além de alta velocidade. Uma placa de vídeo recente também é recomendada, senão a qualidade de imagem fica comprometida.

Alguns recursos É possível dar pausa, pular para o próximo programa ou mudar de canal, tudo com um simples clique. Outra funcionalidade é a caixa de busca: você digita o tipo de atração que deseja encontrar, como em um buscador comum; daí, ele localiza o que você quer e começa a reproduzir o vídeo em tela cheia!

O Joost possui a função widgets, que permite a conversa por mensagens instantâneas com outras pessoas que assistem ao mesmo canal. Também é possível dar nota para o programa exibido, ou indicá-lo para outro usuário. E ainda temos a possibilidade de criar Smart Channels, apenas com o conteúdo do nosso interesse.
.

Nenhum comentário: