Loading

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O mercado de trabalho para os jovens

Gleydson Francisco


Na época atual, cada vez mais cedo os jovens buscam melhorias para suas vidas. Muitos nem concluíram o Ensino Médio, ou obtiveram alguma capacitação profissional. Outros possuem formação média completa ou cursos profissionalizantes. Por outro lado, as empresas dificilmente contratam estes jovens, devido à falta de experiência comprovada pela Carteira de Trabalho.

Um caso muito comum, que acontece no dia-a-dia dos jovens, é relatado por Alex Medeiros Freitas, que concluiu o Ensino Médio e busca empregos frequentemente. “As empresas alegam que os jovens não se encaixam no perfil delas, mas isso é apenas uma maneira de dizer que somos inexperientes e precisamos ter pelo menos seis meses de experiência para podermos assumir um cargo. Mas como posso obtê-la sem oportunidades?” - pergunta o entrevistado.


Ao ser questionado sobre cadastros e visitas às agências de emprego, Alex respondeu com um sorriso e disse que muitas vezes esteve nas agências de emprego, mas até agora - seis meses depois - não obteve nenhum resultado. Disse ainda que, continua tentando uma vaga através do Sistema Nacional de Empregos (Sine-PB), um programa do Governo Federal que incentiva a busca e o ingresso ao primeiro emprego. Pelo motivo de não saber quanto tempo deverá aguardar, Alex tenta empregos informalmente para obter recursos para se manter.

Essa é a dura realidade do nosso país, onde os jovens buscam sobreviver, mas por falta de oportunidades acabam se distribuindo na criminalidade, moldando uma vida de sucesso em uma rotina de tragédias. Falta consciência às grades autoridades, de que não basta apenas formar, devem surgir as vagas para mostrar do que somos capazes.

Nenhum comentário: