Loading

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Humor crítico

Ariana Albuquerque


Comentar a charge do dia, rir de uma caricatura, discernir o que é uma história em quadrinhos e uma piada muda. Será que você sabe realmente a diferença entre esses termos? Para saber sobre este e outros assuntos, entrevistamos o chargista, caricaturista e cartunista, Reginaldo Soares, mais conhecido como Régis Soares (foto). Vamos por partes, como um quebra-cabeça, para entendermos as tais diferenças.

Etimologicamente, a palavra charge deriva do francês que quer dizer carga; ou seja, a charge é um estilo de ilustração que tem como objetivo satirizar, criticar alguma figura ou situação considerada de relevância. A caricatura é uma forma de caracterizar o lado grotesco de alguns personagens de forma humorística.

Assim como em algumas circunstâncias a caricatura acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. Já o que diz em relação ao Cartum - palavra que vem do inglês, cartoon, que quer dizer cartão - é que também é um desenho humorístico, porém pode estar acompanhado por legendas ou não; é de caráter extremamente crítico relatando de forma bastante resumida algo que envolve o dia-a-dia da de uma sociedade.

Essa é então a profissão que Régis Soares decidiu escolher. Começou a se interessar por esse universo de desenhos ainda quando criança, por meio de seu pai. Logo quando ingressou realmente nesse mercado, publicou suas charges em jornais locais. Em seguida, não apenas fez exposição do seu trabalho em veículos de imprensa paraibanos, como também de outros estados, além de jornais sindicais.
Atualmente, embora não publique suas charges em jornais, Régis ainda continua dando sua contribuição semanal, em seu atelier, que se localiza no bairro da Torre, em João Pessoa. Sua exposição de charges na rua já tem 15 anos de história. As críticas que são publicadas pelas charges na rua, acabam despertando certo desconforto, não pelas camadas populares e sim por algumas autoridades, que se sentem incomodadas e prejudicadas socialmente. Com isso, até tentaram tirar o seu painel de publicações por duas vezes, mas ele afirma que apesar de existir certo limite para a Liberdade de Expressão, não irá favorecer nenhum daqueles que estão no poder, e sim fazer o melhor que sabe. Ou seja, contrariar os poderosos, fazendo valer a pena a conscientização e o divertimento de seus leitores.

2 comentários:

Rômulo disse...

Ah! Grande Régis Soares e suas bem aventuradas Charges de Rua.
Tive a oportunidade de homenagiar os 25 anos de aventuras desse "Mago" do humor visual, num seminário que apresentei ano passado na Faculdade.
A disciplina era História e Linguagem, e o assunto era exatamente "A Importancia da Comunicação Visual no Contexto Histórico". Não titubeamos em momento algum,em escolher as Charges de Régis para nosso trabalho nota 10,0.
Régis expressa inquietação dando vida a seus personagens impressos, seja nos jornais de grande circulação, seja nas suas faixas, mas, principalmente, na placa estratégicamente colocada na esquina de seu ateliê.
É o nosso cotidiano politico, cultural, social, economico exposto da forma mais divertida possivel...
...Parabéns Régis Soares pelo seu Talento politicamente correto, parabéns Bertrand pela inovação do ensino, e principalmente, parabéns Ariana Albuquerque e toda turma da Oficina de Jornalismo do nosso CRJ. Vcs só mostram dia após dia que nós, os revolucionários di dia-a-dia podemos vencer os limeites da mesmice e do tédio dessa mídia sem compromisso conosco.

Rômulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.