Loading

segunda-feira, 6 de agosto de 2007



O Observatório da Imprensa é a versão televisiva do site criado pelo Labjor - laboratório de estudos avançados em jornalismo da Unicamp - que pretende acompanhar o desempenho da mídia brasileira. É uma entidade civil, não-governamental, não-corporativa e não-partidária.

O site foi criado em 1996. Atualmente, está hospedado no portal IG (www.observatoriodaimprensa.com.br). O programa na TV completou em maio de 2006 o seu oitavo aniversário.

O Observatório da Imprensa é um programa interativo e seu público é de formadores de opinião. Os telespectadores participam do debate, ao vivo, por telefone e fax. O público vota, pela Internet, em uma pesquisa sobre o tema do programa.

O programa é produzido e gerado pelo Rio de Janeiro. Além de reportagens, cada programa tem a participação, via Embratel, de convidados nas principais capitais brasileiras. O programa conta ainda com a participação de estudantes de jornalismo de todo o Brasil, via Internet, que fazem perguntas para os convidados.

No dia 5 de maio de 1998, às 21 horas, foi ao ar a primeira edição da versão televisiva do Observatório. Caso único de um veículo originário da Internet converter-se num veículo de massas. Atualmente o programa é transmitido em rede para todo o Brasil, toda terça-feira a partir das 22:40h (horário de Brasília).

O Observatório da Imprensa é um instrumento estratégico no processo de aumentar o grau de participação da sociedade brasileira em tudo o que lhe concerne. E tem sido um valioso estímulo para as discussões internas que hoje converteram-se em rotina nas redações. Os êxitos nos dois formatos descortinam um potencial de crescimento que poderá provocar profundas alterações na qualidade do jornalismo brasileiro e na própria atitude do público diante da agenda nacional.
.
FONTE:
http://www.tvebrasil.com.br/observatorio
.

Nenhum comentário: