Loading

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Estações Digitais: conexão estabelecida

Joelma Galdino

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Secretária de Educação e Cultura (Sedec), adquiriu 1.260 novos computadores. A PMJP juntamente com o Governo Federal, investiu cerca de 900 mil reais na compra destes novos equipamentos, que farão parte do projeto de informática educativa, implementado na rede municipal de ensino.

São, até o momento, 23 Estações Digitais. Vinte já estão funcionando e as demais serão inauguradas em solenidade pelo aniversário da cidade de João Pessoa, comemorado no dia 05/08. No bairro dos Funcionários 1, a Estação já iniciou suas atividades - nos turnos manhã e tarde.

O curso básico de informática oferecido, pelas Estações Digitais, divide-se em três partes. No primeiro módulo, temos: “Introdução a Micro-Informática e Windows XP” (cerca de 10 horas / 2 semanas). A segunda parte vem trazendo: “Pacote Open Office” (42 horas / 2 semanas). E, finalmente, o terceiro módulo: Internet (8 horas / 2 semanas). O curso é gratuito e tem duração de 12 semanas (3 meses).

As Estações, além dos laboratórios de informática das escolas municipais, formam a base do programa “Inclusão Digital para a Cidadania”, que foi lançado para garantir à parcela mais carente das comunidades, acesso gratuito à Internet em banda larga. Em nossa comunidade, o acesso é liberado nas sextas-feiras, pela manhã e à tarde.

Instalada nos Centros de Referência da Juventude e Centros de Referência da Cidadania, cada Estação possui de 10 a 20 computadores. Monitores capacitados estão ministrando cursos sobre o uso do computador e dos principais softwares. Além disso, os usuários das Estações Digitais poderão navegar pela Internet para fazer pesquisas, atividades escolares e para descobrir novas oportunidades. O objetivo do programa mencionado é, através dessas tecnologias, preparar as pessoas para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário: