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quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Fundamentos do Jornalismo

Bertrand Sousa

Ao examinarmos livros que possuem como tema o Jornalismo, observamos que alguns deles nem se preocupam em fornecer uma conceituação clara ao leitor. Por outro lado, a maioria apresenta definições que variam de acordo com o enfoque de cada pesquisa.
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Em linhas gerais, o Jornalismo é tratado como atividade profissional que possui a notícia como matéria-prima, fundamento e objetivo de sua produção diária, a partir dos elementos básicos envolvidos no processo de comunicação: emissor, mensagem e receptor. Também é definido como uma profissão principal ou suplementar das pessoas que reúnem, detectam, avaliam, e difundem as notícias, ou que comentam sobre os acontecimentos contemporâneos, seguindo critérios diversos.

Dines (1996, p. 48) afirma que o Jornalismo “é a busca de circunstâncias novas”, sobretudo os periódicos de circulação massiva. “O Jornalismo diário é um processo conjunto a interligar cada edição. A qualidade e as características de um jornal são contínuas e superam a barreira das 24 horas” (Idem, p. 52).

Nos escritos de Jobim (1992, p. 32) é apresentado um conceito próximo da noção básica de História. De acordo com ele, Jornalismo é “o passado mais recente, o passado imediatamente anterior a hoje, o passado de ontem. Embora o que provavelmente vai acontecer amanhã, no futuro mais próximo, seja também Jornalismo”.

A investigação e a difusão - características de nossa atividade profissional - são introduzidas por Carvalho & Martins (1990, p. 11), ao dizerem que o Jornalismo é “a descoberta de onde estão às notícias, as novidades, e contá-las às pessoas interessadas, usando para isso o jornal impresso, o rádio ou a televisão”.

Como vimos até aqui, os conceitos de Jornalismo são numerosos e, além disso, variam de acordo com o enfoque de cada pesquisador. Porém, ao assumir a condição de ciência, toma contornos acentuados e bem visíveis, podendo, assim, ser definido como o estudo do processo de transmissão de informações, através de veículos de difusão coletiva, com características específicas de atualidade, periodicidade, universalidade e imparcialidade.
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