Loading

quinta-feira, 16 de agosto de 2007


Poluição Visual

Gleydson Francisco


Quando se fala de poluição, logo surgem idéias em nossas mentes: fábricas jogando resíduos tóxicos nos rios, carros enfumaçando a cidade e plantações cheias de pesticidas. Mas ninguém percebe que a Poluição Visual causa grande malefício à saúde, pois agride a sensibilidade, influenciando nossa mente, sobrepondo o psicológico sobre o físico.

Devido a isso, já existem propostas para reformular a Legislação Ambiental que trata deste assunto, mas nada ainda foi regulamentado. As dificuldades são muitas, inclusive porque é fornecida maior atenção aos demais tipos de poluição, em detrimento da preocupação com aquilo que estamos submetidos a ver diariamente nas grandes cidades.


Por outro lado, em decorrência da Poluição Visual, estamos nos tornando viciados e acostumamos com ruas cheias de publicidades e papéis jogadas no chão. A sujeira está por toda a parte, seja no alto dos grandes edifícios, ou até mesmo gravado em nosso inconsciente.


Não podemos esquecer dos entulhos em terrenos baldios, das grandes placas e outdoors, entre outros meios de Poluição Visual que afetam nossa saúde. O processo de reciclagem é cada vez mais necessário - bem melhor do que a sujeira acumulada nas ruas. Assim como a propaganda feita com responsabilidade deve tornar-se uma prática comum, para que não prejudique a população com o "efeito narcotizante" das grandes faixas de mídia.

Nenhum comentário: