Loading

sábado, 18 de agosto de 2007

Jovem blogueiro conquista executivos de TV

Leticia Nunes
Larriza Thurler
Um universitário de 21 anos é a grande fonte de informações dos executivos de TV nos EUA. Com o blog TVNewser , o jovem Brian Stelter virou febre na internet. Diariamente, e muitas vezes ao dia, ele publica notas sobre a indústria televisiva americana, links para artigos relevantes, índices de audiência de programas e furos com base em fontes anônimas. Com essa receita, Stelter se tornou responsável por um muito bem-sucedido boletim virtual sobre assuntos de TV. Sua página é visitada religiosamente por presidentes de emissoras, executivos de mídia, produtores e agentes publicitários. "A indústria inteira presta atenção no blog dele", diz Jeffrey W. Schneider, vice-presidente sênior da ABC News.

O sucesso de Stelter é tanto que, em abril, ele compareceu ao concorrido jantar anual oferecido a jornalistas na Casa Branca como convidado da MSNBC. Em outubro de 2006, quando a namorada terminou com ele e a quantidade de posts diminuiu, o jovem recebeu diversas reclamações de poderosos executivos de grandes empresas de mídia. "Eu já vi gente brincando que, quando o TVNewser está calmo, o garoto teve uma prova final ou um jantar de família do qual não conseguiu escapar", diz o âncora da NBC Brian Williams.

Estudante de jornalismo (e editor do jornal da universidade, em Maryland), Stelter deu início ao blog em 2004, sob o nome de Cablenewser. Na época, ele escondia sua identidade para que o público o levasse a sério. "As pessoas achavam que eu era um executivo careca de 40 anos", diverte-se o blogueiro. Poucos meses depois do lançamento da página, ele foi contratado pelo sítio Mediabistro, que hospeda diversos blogs ligados ao jornalismo. Desde então sua audiência cresceu significativamente. Se em julho de 2004 contava com 150 mil page views, em outubro de 2006 chegou a 821 mil. Em setembro deste ano, graças à estréia da apresentadora Katie Couric como âncora da CBS, o TVNewser contabilizou tráfego recorde de 1,2 milhão de page views.
Amigo dos executivos, invejado pelos concorrentes

"Os grandes executivos de TV, os homens e mulheres que dirigem as principais redes, olham o sítio deste menino o tempo inteiro", diz Joe Scarborough, que apresenta um talk show na MSNBC. "E o genial é que todos pensam que são donos dele. Todo mundo diz: 'oh, eu tenho uma grande relação com o Brian. Deixe-me vazar esta informação para ele'."

"[Stelter] parece ser um cara em quem se pode confiar, uma boa fonte de informação", afirma o comentarista da CNN Jeff Greenfield. "E o fato de que ele mal começou a votar e beber realmente não deveria incomodar ninguém." Entretanto, se, entre os executivos, Stelter é visto como um repórter confiável – apesar de sua pouca idade e inexperiência –, sua relação com os repórteres que cobrem a indústria não é tão positiva. A Associação de Críticos de Televisão, por exemplo, não o aceita como membro porque ele é um blogueiro. E há quem ache que sua influência é algo fora de contexto. "Ele meio que domina o diálogo nesta indústria apenas porque publica de tudo", diz o repórter da Variety Michael Learmoth.
.
FONTE: Lista Comunic_style
.

Nenhum comentário: