Loading

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Os jovens e a Informática

Danillo Salviano

A relação do jovem com a Informática é muito presente nos dias atuais, e bastante diversificada. Cabe advertir que a Informática pode servir para o bem ou para o mal. Pode ser boa, quando a utilizamos para nos informar, divertir e/ou trabalhar. Pode ser ruim, quando usada para criar e difundir programas e códigos maliciosos (vírus e spywares), semear o ódio, fazer apologia(as) a preconceitos, etc.

Os jovens do século XXI possuem cada vez mais acesso à Internet, por exemplo. Em casa, em lan houses, na escola, nas Estações Digitais que a Prefeitura está inaugurando em João Pessoa, entre outros locais. Ou seja, existem inúmeros pontos onde a Internet, e consequentemente a Informática, está em contato com o público juvenil.

A maioria dos jovens brasileiros, que usam a rede mundial de computadores tem como objetivo principal a visualização de sites de entretenimento, tais como: Orkut, MSN, blogs, fotologs, jogos on-line e salas debate-papo (chat). São boas opções para o divertimento, mas a Internet tem muito mais a oferecer.


Sendo assim, pode-se dizer também que a juventude está muito bem relacionada entre si e por isso deve-se avaliar com responsabilidade as questões de segurança e direitos autorais na “grande rede”. Enfim, a Internet tornou-se para os jovens uma forma lazer e um meio de produzir os trabalhos da escola ou faculdade, de forma mais rápida, fácil e prática.

Um comentário:

Rômulo disse...

É sempre interessante ver como um material tão fundamental para nosso convivio,como o computador, pode ser formidavel se usado da forma adequada. Isso é bom...
...A idéia desse Blog é simplesmente gênial. Eu sou supeito pra falar porque também sou blogueiro. Inclusive vou deixar o endereço do meu blog pra vcs interegirem com esse diretor maluco. Abraços pra todos e todas:
bblogdoromulo.blogspot.com