Loading

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Uma paisagem musical
.
Camilla Brito
.
A Praia do Jacaré, conhecida por todos pelo seu famoso pôr-do-sol, localiza-se na cidade de Cabedelo, a 10 km da capital paraibana. É uma praia fluvial, às margens do rio Paraíba, com uma atividade turística que vem sendo intensificada ao longo dos anos. Com seus bares as margens do rio, artesanato local e área de lazer para crianças, o Jacaré se inclui na lista dos lugares mais procurados por turistas que visitam nosso estado.
.
O Parque do Jacaré, também localizado na Praia, é um calçadão bem conservado e arborizado, com uma vista maravilhosa para o Rio Paraíba, de onde podemos contemplar o pôr-do-sol. Mosaicos com desenhos de animais marinhos completam o belo cenário.
.
Uma atração que merece destaque especial é o saxofonista Jurandy do Sax. É ele quem executa diariamente, a partir das 17h, o famoso “Bolero de Ravel”, do músico francês Maurice Ravel. Jurandy encanta a todos com os acordes suaves do bolero em seu sax, enquanto os turistas, emocionados, contemplam um belíssimo pôr-do-sol e desfrutam de nossa culinária. Há cinco anos o saxofonista Jurandy faz esse trabalho: ele começa a tocar o bolero em um barco, em um ponto qualquer do rio, e vai percorrendo os bares até chegar ao bar Golfinho, onde ele desce e vai percorrendo o caminho entre as mesas até o palco, onde termina o último acorde da música concomitantemente ao último raio de sol.
.
Mas nem sempre o bolero foi executado com tal tradição. Tudo começou há vinte anos atrás, com o casal de proprietários do Jacaré Bar. Eles assistiram ao filme “Retratos da Vida” e se reuniram com amigos em sua casa para ouvir a trilha sonora. Coincidentemente o Bolero de Ravel tocou na hora do pôr-do-sol. Eles acharam o fato interessante e passaram a tocar o Bolero em seu bar, que ficava aberto seis meses (durante o verão) e permanecia fechado no resto do ano. Daí vem à tradição a qual o músico Jurandy vem dando continuidade.
.
Em dezembro de 2005, o músico completou 2.000 execuções do Bolero, sendo assim o artista que mais vezes executou a mesma música, e por esse motivo passou a integrar o Livro dos Recordes (Guiness Book). Enfim, pôr-do-sol, música, artesanato, bares e comidas típicas são algumas das atrações que podemos encontrar nesse lugar tão maravilhoso que é a Praia do Jacaré. Uma beleza natural, abençoada por Deus e pelos filhos da terra.


Nenhum comentário: