Loading

sábado, 10 de maio de 2008

Alcoolismo entre os jovens
.
Bertrand Sousa
Gabriela Santos
.
Nos últimos anos a presença do álcool na vida dos jovens têm sido constante. Alguns utilizam a bebida alcoólica - droga lícita em nosso País - para fantasiar suas vidas em determinados momentos ou como válvula de escape para problemas domésticos, escolares, afetivos, entre outros. Entretanto, na maioria dos casos, o motivo da ingestão é o simples fato da sua turma de amigos beber. Ou seja, um duplo erro passa a ser cometido. Observando de perto este dilema, chegamos a preocupante constatação que isso se tornou normal entre ajuventude: a banalização da bebida alcoólica.
.
A maior parte destes jovens experimenta o álcool muito cedo, sem o conhecimento ou autorização dos pais ou responsáveis, que no atual estágio da sociedade deixam de perceber diversos fatos do cotidiano de seus filhos. Em muitos casos, os genitores só descobrem o problema "na última gota", quando o estrago foi feito e seus filhos tornaram-se dependentes.
.
A bebida alcoólica é traiçoeira e pode deixar uma grande marca negativa em nossas vidas. Existem inúmeros relatos de pessoas que experimentaram o álcool na adolescência - ou até mesmodurante a infância - e tiveram suas vidas destruídas pelo vício. Para eles, o hábito de "tomar uma no fim de semana",definitivamente, não "desceu redondo".
.
Outro grave problema associado ao consumo de bebidas alcoólicas: as mortes no trânsito. São cada vez mais constantes os acidentes envolvendo jovens bêbados ao volante, voltando para casa após festas com amigos, na certeza que nada poderia acontecer com eles. Contudo, as estatísticas oficiais dizem exatamente o contrário: são milhares de acidentes provocados pelo consumo de álcool no Brasil.
.
Portanto, o uso indiscriminado e freqüente de bebidas alcoólicas no âmbito juvenil, adquiriu tamanha relevância que se tornou uma questão de saúde pública e de segurança do trânsito. Medidas urgentes e eficazes precisam ser colocadas em prática. A facilidade de aquisição desta droga pelos mais novos cidadãos - imposta por poderosas corporações nacionais e internacionais - deve ser melhor combatida, fiscalizada e punida.
.
A mídia é outro setor que contribui decisivamente para o momento crítico que vivemos. Uma parte das quantias milionárias investidas em publicidade de bebidas, que incentivam diariamente os jovens a experimentarem diversas marcas "com moderação", poderia ser revertida para as vítimas desta tragédia social. Vale ressaltar que o primeiro gole pode ocasionar dependência, mas a primeira atitude corajosa das autoridades contra o álcool, pode gerar uma mudança de paradigma.

Nenhum comentário: