Loading

sexta-feira, 23 de maio de 2008

O primeiro voto
.
Ana Karla Ribeiro
.
A palavra voto origina-se do latim voluntas (vontade). Nas sociedades democráticas tornou-se a forma legal de escolher os representantes políticos. Logo, podemos afirmar que o alistamento eleitoral, o processo que permite votar e ser votado, é uma das principais maneiras de exercer a cidadania.
.
No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de dezoito anos e facultativo aos analfabetos, aos maiores de setenta anos e aos jovens de 16 e 17 anos. A jovem Karina confessa sua ansiedade para votar pela primeira vez. “Tirei o título eleitoral e estou me sentindo muito importante. Tenho certeza que meu voto possui um poder bem forte e faço questão de participar, apesar de saber que sozinho ele não pode mudar o País. Para isso acontecer é preciso um grande número de pessoas dispostas e preparadas. Espero que meu primeiro voto ajude a iniciar esta mudança”.
.
Em 2008 teremos eleições para escolher o prefeito e os vereadores de nossas cidades. Por isso é necessário saber o que estes políticos representam – em todos os sentidos – e a qual função deles na estrutura de controle social. O prefeito é o principal integrante do poder executivo municipal. Tem a função de cuidar da cidade em todos os setores: saúde, educação, segurança, habitação, finanças, infra-estrutura, turismo, meio ambiente, cultura, esportes, entre outros. Por sua vez, a figura do vereador surgiu em Portugal no séc. XV. A palavra vem de vereda, e veredar significa cuidar das estradas, dos caminhos, das ruas e praças de uma cidade. Nesse sentido, o vereador é um representante legítimo – no poder legislativo – daqueles que o elegeram nas urnas.
.
Quando votamos, delegamos poder e funções para outras pessoas. Sendo assim, devemos escolher candidatos qualificados, responsáveis e honestos, que nos representem adequadamente no comando da cidade ou no plenário municipal. Homens e mulheres que lutem por nossos direitos, por melhores condições de vida para o povo, pelo bem estar e justiça social. Diante deste quadro político marcado por escândalos, corrupção e sacanagens, temos que continuar lutando para transformar nossa realidade. E isso também passa pela maneira correta de votar, pois existem muitos candidatos por aí, mas fazendo política em benefício da população são pouquíssimos!
.
De acordo com o estudante Lenilton, sempre que alguém vota pela primeira vez espera que algo diferente aconteça. “Com uma atitude nossa – a escolha certa durante as eleições – podemos alterar um pouco a difícil situação social do País, além de implementar mudanças em relação aos destinos políticos do nossos estados e municípios”.
.
Enfim, não podemos votar em pessoas que pertençam ao “bando dos corruptos”, filhos do suborno e da anti-ética, que queiram comprar votos com pratos de comida ou pequenos favores, pois estes, provavelmente vão nos tirar a comida e qualquer tipo de benefício quando eleitos. Não podemos vender nem trocar nossos votos por nada, em hipótese alguma! O voto da juventude é muito precioso. Dele depende nosso futuro e o futuro de uma nação chamada Brasil.

Nenhum comentário: