Loading

sexta-feira, 2 de maio de 2008

A natureza pede socorro
.
Bertrand Sousa
.
A luta em defesa do meio ambiente tem sido tema largamente divulgado nos últimos anos por governos, grupos ecológicos, técnicos e cidadãos comuns. Deste a conferência "Rio ECO-92" passamos a refletir com mais intensidade sobre as questões ecológicas. Apesar disso, percebemos que a cada dia a diversidade ambiental vai sendo destruída pelas mãos (e máquinas) do homem. Infelizmente, um verdadeiro oceano de atrocidades contra a natureza vem desenvolvendo-se ao longo do tempo.
.
"Neste contexto, visando ampliar as discussões sobre os temas globais e as implicações locais, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio de importantes instituições governamentais e privadas, está realizando a "Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente" em João Pessoa, de 21 a 24 de maio de 2008. O evento reunirá dezenas de cientistas e centenas de participantes, proporcionando uma melhor compreensão dos fenômenos naturais e sociais, sugerindo alternativas limpas para reduzir seus efeitos no meio ambiente", explica o material publicitário do evento.
.
Em última análise, todos nós somos responsáveis pela degradação ambiental, mas existem pessoas e organizações - muito poderosas, por sinal - que fazem isso de maneira criminosa. Exemplos não faltam: proprietários de madeireiras clandestinas, que estão destruindo as florestas; mineradores inescrupulosos, que poluem rios com mercúrio e outros metais pesados; grandes empresas petroquímicas, que despejam resíduos nos rios e mares devido a constantes "acidentes"; multinacionais gananciosas, que liberam gases tóxicos e poluem o ar, entre outros.
.
Os motivos e justificativas apontadas para este massacre contra a natureza são absurdos e inaceitáveis! Coisas do tipo: quem é mais desenvolvido tem direito a poluir mais; não há progresso sem um pouco de poluição; o meio ambiente pode resistir; entre outros argumentos. Mas até quando? Até a última árvore ser derrubada, ou até a última espécie ser extinta? O ser humano precisa fazer algo para mudar este quadro de devastação urgentemente, dar um basta em tudo isso. Antes que seja tarde demais.
.

Medidas como: promover campanhas de conscientização ambiental; debates entre autoridades responsáveis por orgãos de preservação e a sociedade organizada; protestos contra aqueles que fazem da poluição uma rotina; são formas de diminuir este problema tão grave, que ameaça a sobrevivência do Homo sapiens - no presente e futuro - em seu habitat natural.

.

Aplicações práticas desta postura de defesa da natureza são uma realidade nos dias de hoje. Organizações Não-Governamentais como: Greenpeace, WWF, SOS Mata Atlântica, entre muitas outras, desempenham um papel fundamental nesta causa. Entretanto, ainda temos muito para fazer antes de chegarmos a uma condição ideal, aliando proteção do meio ambiente a resultados econômicos e sociais. Mãos a obra!

Nenhum comentário: