Loading

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Feirinha de Tambaú: a preferida de Jampa
.
Bertrand Sousa
.
A cidade tranqüila e pacata que nós e os turistas do Brasil e do mundo, adoram, cresceu e se desenvolveu. Contudo, as opções de diversão parecem não ter acompanhado esse crescimento. Uma prova disso é que a juventude pessoense busca a cada final de semana formas diferenciadas para se divertir, de preferência sem gastar muito dinheiro. Cinemas, bares, boates, shoppings, pizzarias, são alguns dos locais mais freqüentados pela moçada. Mesmo assim, muitos terminam escolhendo – com certa freqüência, inclusive – um tradicional ponto de encontro: a Feirinha de Tambaú.
.
"A Feirinha teve a sua formação decorrente do movimento noturno em torno da lanchonete “A Nutritiva”, na quadra próxima ao Hotel Tambaú. É uma área que conta com urbanização privilegiada e é ponto de encontro de artistas, intelectuais e estudantes.” (Honorato, 1999)
.
Durante o dia, ela é um tranqüilo espaço para a comercialização de inúmeros produtos artesanais, tais como: barquinhos de madeira, roupas, colares, pulseiras, anéis, brincos, entre outros artigos. Esses produtos revelam aos visitantes, e a todos nós, uma pequena amostra da cultura popular nordestina. Representam signos que caracterizam nossa cidade e o jeito simples e trabalhador do nosso povo. Além de área comercial, a Feirinha é ponto de encontro das pessoas que fazem caminhadas no calçadão da praia – pela manhã ou no fim da tarde – proporcionando-lhes um local agradável para conversar e descansar, ao sabor de uma água de coco bem gelada.
.
Ao anoitecer, principalmente nos fins de semana, aquele curto espaço do baixo Tambaú é invadido pela juventude, que se mistura aos turistas na busca por lazer e entretenimento (formas adjacentes ao comércio). Os diversos bares, boates, lanchonetes e restaurantes ficam lotados. E essa concentração converge para a sociabilidade entre todos os tipos de pessoas e classes sociais: do "mauricinho" ao "suburbano", do "fashion" ao "brega". Cada tipo comunicando algo sobre sua personalidade, e ao mesmo tempo formando uma mistura humana bem interessante de se observar. Para ajudá-los neste processo, existem opções para diversos gostos, estilos e padrões sócio-culturais. Desde o sofisticado restaurante chinês até a barraca da tapioca, passando pela boate da moda e o barzinho com música na calçada.
.
Após a grande reforma proporcionada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) restaram apenas estes aspectos negativos: o tráfego de carros na Feirinha é intenso nas primeiras horas da madrugada, dificultando o deslocamento dos pedestres; o policiamento é pequeno em relação à quantidade de pessoas que circulam por lá durante as noites. Além disso, é muito comum a galera jovem ocupar aquele espaço apenas para beber com os amigos. Por esse motivo, às vezes acontecem confusões envolvendo pessoas embriagadas.
.
Apesar de tudo, a Feirinha nunca perdeu sua majestade. O lugar ainda resiste e pode ser considerado o destino preferido dos jovens pessoenses, dos mais pobres aos endinheirados, dos quem vem do outro lado da cidade até os que moram nas redondezas. Ou seja, ela é uma espécie de "caleidoscópio social" em intensa atividade, um rico sistema de codificação cultural.

Nenhum comentário: