Loading

terça-feira, 18 de março de 2008

Todo mundo sai ganhando
.
A Praça Lauro Wanderley foi construída há mais 40 anos. Durante todo este tempo passou por algumas reformas que nunca contemplaram toda comunidade. Com isso, não demorava muito para voltar a condições precárias, tornando-se inutilizada pela população. No início da atual gestão da Prefeitura de João Pessoa, a reforma da Praça sempre foi apontada pelos moradores, como a prioridade máxima nas questões relacionadas à Cidade dos Funcionários I no Orçamento Democrático. Tal reforma, ou melhor, reconstrução, foi iniciada no ano passado e no mês de janeiro deste ano a Praça Lauro Wanderley foi entregue a população pela Prefeitura.
.
Nessa nova estrutura, o local que só tinha duas quadras ganhou a reforma total destes espaços, half para esportes radicais, anfiteatro, equipamentos para prática de exercícios físicos, além de playground (espaço com brinquedos para as crianças). No último dia 8 de fevereiro a comunidade elegeu o Conselho Gestor da Praça Lauro Wanderley. Essas pessoas (moradores/as do bairro) foram eleitas para auxiliar a Gestão Municipal na organização das atividades da Praça, bem como na sua manutenção. Cada conselheiro atende a um segmento: crianças, idosos, juventude, mulheres, esportes coletivos, esportes de tabuleiro, esportes radicais, cultura, comerciantes, Orçamento Democrático e gestão pública.
.
Mesmo antes da inauguração, alguns problemas causados pela má utilização dos espaços da Praça - que é pública, mas que precisa ser ocupada de maneira consciente para que todo(as) possam aproveitá-la - foram identificados. Pessoas andando de bicicletas e motos nos interior da Praça; skatistas fazendo manobras dentro do anfiteatro; futebol na grama; pessoas levando as plantas ornamentais para suas casas; adultos nos brinquedos infantis; e, principalmente, crianças escorregando no half para os esportes radicais.
.
A idéia de se construir espaços para cada prática desenvolvida pela comunidade, tem sido muito respeitada e executada por esta gestão da Prefeitura de João Pessoa, justamente para que cada uma dessas práticas tenha seu próprio espaço. Por exemplo, os atores e músicos da comunidade tem o anfiteatro para apresentar sua produção, assim como os skatistas tem o half para desenvolverem suas manobras. Dessa forma, não causando choque de atividades, nem disputas por espaço.
.
A má utilização da Praça além de quebrar a lógica da democratização dos espaços da Cidade, danifica o patrimônio público, gera desavenças desnecessárias e pode causar acidentes simples e graves, sobretudo, com as crianças. E como este não é o interesse da nossa comunidade, nós que fazemos o Conselho Gestor da Praça Lauro Wanderley convidamos todos os moradores e moradoras a pensar coletivamente e fazer uso da Praça de forma adequada, civilizada e organizada, pois, se cada uma fizer o seu papel todos sairão ganhando.
.
Conselho Gestor da Praça Lauro Wanderley (CONGEPLAW)

Um comentário:

Cau disse...

Olá!

Sou da prefeitura do rio e tb estamos estudando a possibilidade de implantar um conselho gestor comunitário de praças. Achei o site da pefeitura de joão pessoa mas não consegui entrar em contato nem com a secretaria nem com a ouvidoria. vcs poderiam me passar um email de contato de vcs e da prefeitura para que possamos trocar algumas idéias sobre esta experiência? Parabéns e obrigada!!!