Loading

terça-feira, 11 de março de 2008

Dica cultural: revista
.
A revista Viração nasceu em março de 2003 com o objetivo de unir jovens e adolescentes de todo Brasil em torno de princípios como a defesa dos direitos humanos, a educação à Paz, à solidariedade entre os povos e à pluralidade étnica e racial. Sem fins lucrativos, a Vira é um projeto social impresso da organização não-governamental Associação de Apoio a Meninas e Meninos da Região Sé, de São Paulo, que, entre outros projetos, possui um Centro de Defesa da Criança e Adolescente (Cedeca).
.
Mais que uma publicação, a revista possui um grande diferencial: aqui, os jovens têm vez e voz. Apenas um chavão? Não. Pura realidade. A galera pode opinar, dar sugestões e colaborar fazendo reportagens, artigos e entrevistas. A Vira conta ainda com o Conselho Editorial Jovem (o Virajovem), formado por jovens e adolescentes que se encontram uma vez por mês para avaliar as revistas impressa e digital, propor pautas e discutir a realidade brasileira e mundial.
.
Hoje existem Virajovens em 18 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza, São Luís, Goiânia, Maceió, Natal, Manaus, João Pessoa, Belém do Pará e Vitória), alguns deles em consolidação.
.
O projeto conta com o apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes (NCE/ECA) da Universidade de São Paulo (Projeto Educom.radio), da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Agência Internacional pela Paz (IPAZ).
.
Vários trabalhos acadêmicos, em universidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e João Pessoa, tiveram a Viração como objeto de estudo e exemplo desse jeito novo de produzir comunicação. Um deles foi a tese de mestrado sobre o Projeto, defendida por Nayara Teixeira na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em abril de 2007.
.

Nenhum comentário: