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sexta-feira, 28 de março de 2008

Mídia emergente e sociedade global
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Dale Peskin e Andrew Nachison (*)
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O relacionamento entre a mídia tradicional e o público está mudando, tendência que os profissionais da informação chamam de "Nós, a Mídia". Esse processo jornalístico emergente permite que a rede social na web produza, analise e dissemine notícias e informações para públicos tecnologicamente interconectados sem restrições geográficas.
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As inovações em tecnologia da informação lançaram a humanidade em uma era de mídia democrática em que quase todos podem ter acesso imediato a notícias e informações e se tornar criadores e contribuintes da empresa jornalística. Como resultado, as notícias agora se movem de modos não convencionais com conseqüências imprevisíveis.
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Os blogues são uma das principais manifestações. Esses diários on-line criam e conectam pessoas e suas idéias em todo o mundo. Sites como o Global Voices (www.globalvoicesonline.org) agregam histórias e perspectivas de pessoas comuns: cidadãos contadores de histórias com vozes autênticas de circunstâncias e culturas únicas. O poder desses blogues é tão expressivo que sites como o Technorati (www.technorati.com) foram criados para localizar mais de 25 milhões de blogues aproximadamente 1/4 dos diários eletrônicos da blogosfera.
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Outra manifestação é o aumento de canais internacionais via satélite. A democratização da mídia levou programas de rádio e televisão para culturas em qualquer lugar. Usando tecnologias digitais de baixo custo e distribuição via satélite, mais de 70 canais internacionais atravessam fronteiras para alcançar os limites do planeta com notícias para todos os pontos de vista. A rede estatal BBC criou uma nova espécie de império britânico, com centenas de canais e sites na internet, que alcançam 100 milhões de pessoas em todo o mundo e são traduzidos em 43 línguas. A Al Jazeera defende a liberdade da mídia e influencia o pensamento árabe em uma região turbulenta e volátil.

"Nós, a Mídia" também abrange a onipresença de dispositivos de mídia pessoais, estimulando a mais poderosa conexão de mídia: a transmissão boca a boca. No fim de 2005, mais de 2 bilhões de pessoas - quase 1/3 da população mundial - possuíam telefone celular. Cerca de 800 milhões de novos telefones celulares são vendidos todo ano no mundo. Esses dispositivos criam a "geração de conteúdo global", com o poder sem precedentes de criar, produzir, compartilhar e participar da vida em tempo real. As redes globais possibilitam às pessoas enviar notícias, pensamentos, idéias e imagens a qualquer lugar e a qualquer momento. Ou seja, todos participam da matéria. Todos exercem influência.
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(*) Dale Peskin e Andrew Nachison são diretores do Centro de Mídia de Reston, Virgínia.
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