Loading

domingo, 22 de junho de 2008

Texto jornalístico: legenda e fotolegenda
.
Angélica Mendonça
Carlos Franco
.
É função do jornalismo informar, pois ''os discursos jornalísticos incidem sobre o real. Sendo assim, que se concretiza sua função informativa" (SOUSA, 2004, p. 66). Para noticiar acontecimentos e/ou eventos, o jornalista pode recorrer a diversos tipos de textos, podendo ser argumentativos, narrativos, descritivos, expositivos, etc. Por sua vez, eles também são categorizados quanto ao gênero jornalístico em: notícia, entrevista, crônica, editorial, artigo etc. Porém, esses gêneros jornalísticos variam e evoluem conforme os momentos e contextos sócio-histórico-culturais. As fotolegendas e as próprias legendas, por exemplo, são gêneros jornalísticos largamente utilizados nos dias atuais.
.
Esta evolução dos gêneros jornalísticos é pertinente e natural, pois os jornais impressos, hoje, se destinam a um público muito variado, composto por diferentes classes sociais, com níveis de escolaridade e econômicos distintos. Esta variedade de alvos também faz com que a linguagem e a estruturação dos textos jornalísticos primem pela objetividade, tornando-se acessíveis a todos os tipos de classes sociais alfabetizadas.
.
Porém, não se deve confundir clareza com imparcialidade, posto que, dentro da comunicação, este conceito, é impraticável. Somente possível, lembra Eulálio Ferrer Rodriguez, citado por Erbolato (1991) ''(...) quando se refere a fatos inquestionáveis, como o estado do tempo, os resultados esportivos, os horários de transporte e o anúncio de espetáculos."
.
Sobre as legendas, podemos dizer que de maneira geral elas vêm logo abaixo das fotografias e trazem ou deveriam trazer informações referentes às referidas imagens. Por certo cada veículo, principalmente os grandes jornais, possuem o seu próprio manual de redação e estilo, onde estão descritas todas as normas de conduta gramatical do veículo. Entretanto, pode-se dizer que a "regra geral" é: todas as fotos necessitam de epígrafes. São raríssimas as fotos que se sustentam por si só. Se o primeiro aspecto que atrai ao leitor na página é a fotografia, imediatamente depois ele quererá saber quem está na foto e por que foi usada.
.
O texto (legenda ou texto-legenda) que acompanha uma fotografia é de extrema importância para que o leitor se interesse pelo conteúdo completo da matéria, a qual estes elementos representam. É o que diz Peregrino quando afirma que ''entre a foto e a legenda se estabelece uma relação mais imediata, que influi na percepção, leitura e compreensão da imagem fotográfica". Sobre o texto-legenda, Erbolato define como ''(...) o texto que se coloca em uma foto, mostrando em poucas linhas, o que ela representa. Deve-se fugir à explicação do que é obviamente já se vê no clichê, pois seria redundância. Nada de lugar-comum''.
.
Com base nos conceitos expostos sobre fotografia e textos jornalísticos, leia-se legenda e textos legenda, consideraremos que a eficiência comunicacional entre texto e imagem no jornalismo impresso está na correspondência dos elementos apresentados nos planos fotográficos com as informações contidas no(s) texto(s) que lhes acompanham.

Nenhum comentário: