Loading

terça-feira, 24 de junho de 2008

Cuca e cinema universitário
.
Natalia Vitória
.
O Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) é um espaço específico para produção, prática e militância cultural. É mais um local onde a juventude que produz arte e cultura se encontra, estes espaços mostram como esta parcela da sociedade possuí capacidade criativa, artística e intelectual. O objetivo do projeto é mostrar e desenvolver o trabalho de pessoas que tem talento mas não tem oportunidade. As atividades promovidas vão de oficinas e mostras até apresentações e shows dos artistas, que individualmente ou em grupo, ocupam o local para realizar seus trabalhos.
.
Ao participar da rede de pontos de cultura, os Cucas se integram definitivamente ao debate e à construção de uma política cultural para o Brasil. Dentro da diversidade desta rede, os estudantes organizados em torno da ação cultural começam a realizar intercâmbios e trocas com pontos de cultura de diversas linguagens e origens sociais, ampliando os espaços de interlocução entre a universidade e a comunidade.
.
O “Cine Cuca” faz parte do Programa do Audiovisual que engloba iniciativas voltadas para o cinema nas universidades, como a criação de cineclubes, produção em cinema e a aparelhagem de espaços ociosos. “A gente acredita que ambientes situados dentro das universidades, como teatros e auditórios mal utilizados, podem ser tornar espaços dedicados à sétima arte”, comenta Tiago Alves, coordenador-geral do Cuca.
.
Outra frente de ação neste sentido está na produção dos cine-jornais, que busca construir e discutir a imagem da juventude brasileira e a realidade na qual está inserida, alimentando o público de novos questionamentos, novas lutas e novas revoluções. “É uma ousada iniciativa de resgate da cultura dos cineclubes, projetos que deram muito certo nas décadas de 60 e 70 e que mantém ate hoje uma estrutura bacana formada em torno de entidades e associações”, explica Tiago Alves. “Cinema, debate e universidade são três eixos importantes para pensarmos hoje junto com a juventude os principais problemas hoje da nossa sociedade, como a violência, as drogas e até mesmo as nossas relações pessoais”, define.
.
Segundo o coordenador, a proposta do Cineclube Cuca é grandiosa. “São quatro exibições e debates em duas universidades. Serão 24 sessões por estado”, dimensiona. Ele esclarece que o projeto tem o objetivo de fomentar a produção, discussão e formação de público: “Visando sempre o cinema nacional”, faz questão de afirmar.

Nenhum comentário: