Loading

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fundação Casa Grande: um exemplo
.
Clóvis Felipe
.
Jovens de João Pessoa e cidades vizinhas saíram no mês de abril em busca de novos conhecimentos no estado do Ceará, mas precisamente na cidade Nova Olinda, localizada no Alto Sertão. O objetivo desta viagem foi conhecer a experiência e o trabalho da Fundação Casa Grande, suas ações e reflexões no campo das artes, comunicação e gestão participativa. Ao longo do tempo ela proporcionou a realização de atividades onde os jovens compartilham saberes e aprofundam, a partir do protagonismo juvenil, as formas de organização e conhecimento de outras realidades.
.
A Fundação foi criada em 19/12/1992 por Allan Berg e sua esposa Roseane Berg. O casal percebeu que aquela localidade necessitava de uma atenção especial para crianças e adolescentes. A partir da restauração e tombamento histórico da Casa Grande – que antes era uma fazenda abandonada – o processo de construção educativa teve início. Sendo assim, podemos caracterizá-la como ONG escolar de gestão e protagonismo juvenil, que atua nas seguintes áreas: memória (história local), artes (teatro, música e dança), comunicação e turismo.
.
Com o apoio de parceiros, uma rádio comunitária, um estúdio de TV, uma ilha de edição e uma DVDteca funcionam nas dependências da Casa Grande. São espaços gerenciados pelos próprios estudantes. Na rádio existe um acervo musical diversificado e de qualidade como em poucas estações comunitárias. A programação destaca nossa MPB, o Jazz, Blues e Soul.
.
A cada uma hora, um jovem entra no ar com uma seqüência diferente, atendendo a todo tipo de público, com atenção especial para que a programação seja educativa e não alienante. A jovem Waleska, 14 anos, comenta que: "nossa missão é priorizar os artistas da terra e as músicas de qualidade". Ou seja, para ela os ‘sucessos de plástico’ não têm vez!
.
A DVDteca da Fundação é um espaço utilizado para exibir vídeos e programas culturais para a comunidade. Também possui grande acervo audiovisual – aproximadamente 1.800 DVDs – entre filmes nacionais e internacionais. Por tudo que vimos durante a visita, a Casa Grande nos ensinou que não importa o lugar, não importa a dificuldade, o que importa é vencer na vida! E aqueles jovens estão provando isso.
.

Nenhum comentário: