Loading

terça-feira, 10 de junho de 2008

São João 2008 na capital paraibana
.
A Cultura Popular será, mais uma vez, um dos grandes diferenciais do 'São João de João Pessoa – O Melhor da Gente', que acontece de 21 a 29 deste mês, no Centro Histórico da Capital. Além de muita alegria e 'arrasta-pé', o evento traz uma programação voltada para a valorização das raízes populares nordestinas, tão presentes no ciclo junino. O 'São João da Gente' é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio sua Fundação Cultural.
.
Neste ano, dezenove atrações passarão pelo palco instalado na Praça Antenor Navarro e outros cinqüenta grupos populares se apresentação no Largo de São Pedro, onde ficará instalada a 'Tenda do Cordel', com emboladores, repentistas e declamadores, além do já tradicional Festival de Quadrilhas Juninas 'Arraial do Varadouro', que realiza sua 12ª edição, na estrutura metálica instalada no Adro do Conventinho.
.
Segundo o Chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope, Emilson Ribeiro, a programação da cultura popular no evento busca dar visibilidade aos artistas e grupos que ainda trabalham em favor das raízes culturais. "Abrindo este espaço, estamos favorecendo a inclusão cultural e social, já que muitas destas expressões vão se apresentar pela primeira vez neste evento tão importante para a valorização das nossas raízes culturais", explicou.
.
Emilson Ribeiro ainda ressalta ainda que a programação deste ano está muito ampla e diversificada e conta com a presença inédita dos 'Bacamarteiros', da 'Orquestra Sanfônica', vinda do Cariri Paraibano e do 'Coco de Roda' da cidade do Congo', no interior do estado, este último possui a particularidade de não utilizar instrumentos, tocar apenas com a batida do pé e as palmas.
.
Programação - A festa começa a partir do sábado (21), sempre às 21h, na Praça Antenor Navarro, com o show dos artistas Silvério Pessoa', 'Khrystal' e 'Chico César'. No domingo (22), as atrações são 'Maciel Salu', seguido da banda 'Cabras do Mateus'. 'Quinteto Violado' e 'Clã Brasil' se apresentam na noite de São João (23). Na terça-feira (24), é a vez da cantora Jaqueline Alves e da dupla 'Antônio Barros e Cecéu'. Hermelinda e Dejinha de Monteiro animam a noite de quarta (25). Isabel Aquino, Maria Juliana e Maciel Melo são as atrações da quinta-feira (26). Na sexta-feira (27), sobem ao palco da Praça Antenor Navarro 'Mayra Barros' e 'Petrúcio Amorim'. 'Pinto do Acordeom' e 'Biliu de Campina' se apresentam no sábado (28) e, encerrando o evento em grande estilo, na noite de São Pedro (29), shows com o poeta 'Jessier Quirino' e o forrozeiro 'Santana'.
.
Cultura popular - O Largo de São Pedro está repleto de atrações culturais populares de várias regiões do Nordeste, entre grupos populares de Coco de Roda, Cavalo Marinho, Afoxé, Cirandas, Orquestra Sanfônica, Bacamarteiros, Mazurca, Nau Catarineta, Xaxados, Reizados, Mamulengueiros e Bandas de Pífano, além de shows de realejo, maracá, cavaquinho, e trios de forró pé de serra, e ainda o espaço 'Tenda do Cordel', que vai reunir cordelistas, repentistas, emboladores e declamadores.
.
Concurso de quadrilhas - O 12º Festival de Quadrilhas Juninas 'Arraial do Varadouro' movimentará o evento com grupos de várias comunidades da Capital e cidades circunvizinhas. Os desfiles das quadrilhas juninas acontecerão sempre a partir das 18h. Nos dias 21 e 22, se apresentam as quadrilhas concorrentes do 'Grupo A'. O desfile das participantes do 'Grupo B'será nos dias 23 e 24. No dia 26, o tablado das quadrilhas recebe grupos de todo o estado, com o 'Concurso Estadual de Quadrilhas'. Já os dias 26 e 29 estão reservados para as apresentações dos grupos convidados e não concorrentes.

Nenhum comentário: