Loading

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Esportes radicais: adrenalina pura
.
Clóvis Felipe
.
O mais praticado entre todos os esportes radicais é o surf. Seus adeptos o definem como “a total interação com o mar, uma arte de domar a natureza”. Ao longo do tempo este esporte conquistou milhares de admiradores e praticantes ao redor do mundo, criando uma legião de fiéis e apaixonados seguidores. Para os iniciantes no surf recomenda-se adquirir três elementos: uma boa prancha, alguma técnica e muita coragem para desafiar as ondas.
.
Já o Movimento ligado ao skate (sk8) possui características muito interessantes, referentes a valores e ideais a serem seguidos. Quem pensa que andar de sk8 é apenas ir numa loja especializada, comprar as peças necessárias – shape (prancha), lixa, rodinhas, rolamendos, truck – e depois sair por aí fazendo manobras, se engana. Ao contrário do que imagina a maioria das pessoas, andar de skate é sim uma prática esportiva. Entretanto, quem decide ser skatista deve saber o que representa o Movimento, as características e o contexto em que essa atividade esta inserida.
.
O modo de vestir sempre comunica algo sobre as pessoas. No caso dos skatistas não é diferente, pois revela aspectos da vida dentro e fora do Movimento, o jeito meio "mulambo" e "vagabundo" de ser, que não está ligado a modismos baratos e points capitalistas. Como alguns pressupõem incorretamente, não se trata apenas de comprar roupas e acessórios de grifes famosas do universo sk8, objetos que servem apenas para identificar “a tribo” nos espaços urbanos. Também não é adequado aos valores mais nobres do esporte, ficar disputando entre si qual roupa é mais cara, qual marca é mais importante, quem é street e quem é playboy. No final das contas, o que vale mesmo é a consciência e o estilo de vida saudável associado ao skate.
.
O ciclismo, por sua vez, caracteriza-se pelo uso da bicicleta como principal ferramenta da prática esportiva. Para desempenhar bem essa modalidade é necessário que a máquina utilizada esteja em perfeita harmonia com a habilidade do ciclista. As disputas geralmente são realizadas em estradas asfaltadas ou em recintos fechados (velódromos), que possuem pistas de madeira.
.
A modalidade iniciou sua prática essencialmente esportiva em meados do século XIX, na Inglaterra, assim que os aperfeiçoamentos na fabricação das bikes possibilitaram o alcance de maiores velocidades. E desde a primeira Olimpíada da era moderna, em Atenas (1896), o ciclismo integra o programa dos Jogos Olímpicos. As provas são realizadas individualmente ou em conjunto; em bicicletas de um ou dois lugares; em provas de velocidade, resistência e revezamento. As bicicletas de competição são mais leves e possuem dispositivos de mudança de marcha, que permitem aos ciclistas o desenvolvimento de altas velocidades.

Nenhum comentário: