Loading

terça-feira, 1 de abril de 2008

Conferência Nacional de Juventude

.
O Governo Federal lançou em Brasília a "1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude", que tem como objetivo promover a democracia participativa, fortalecer o debate público e conquistar o destaque da temática da juventude na agenda nacional.
.
O lema da Conferência é “Levante sua bandeira”. Os eixos da discussão são “Juventude: democracia, participação e desenvolvimento nacional”; “Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude”; “Desafios e prioridades para as políticas públicas de juventude”. A idéia é que sejam trabalhados doze cadernos temáticos, além do texto base, abordando temas como educação, saúde, sexualidade, drogadição, emprego e renda dentre outros.
.
A Conferência é um processo de participação, formação e diálogo com a sociedade brasileira sobre o tema juventude. Um espaço intergeracional de diálogo entre gerações para discutir políticas públicas de juventude. Uma oportunidade de a juventude participar e expressar sua voz para sociedade brasileira e um passo fundamental no desenvolvimento das políticas públicas de juventude. Ao fim da Conferência, os jovens de todo Brasil irão apontar soluções para as principais questões tematizadas.
.
A idéia é que se ouça toda a sociedade, pais, professores, associação de moradores, os movimentos sociais, os estudantes, àqueles que lutam por terra, moradia, respeito aos direitos civis. A Conferência Nacional acontecerá de 27 a 30 de abril de 2008, em Brasília. Até lá qualquer pessoa pode participar através das Pré-Conferências (na faculdade, na universidade, nas escolas de ensino médio, todas as instituições de ensino vão receber kits do Ministério da Educação para a sua realização); através das Conferências Virtuais pelo site
www.juventude.gov.br (podendo ser colocado as sugestões, fotos, músicas, vídeos) e; através das Conferências Livres que podem ser realizadas por qualquer grupo de pessoas maiores de 15 anos.
.
Etapa estadual
.
O evento aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de março no Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e elegeu 25 delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional da Juventude, em Brasília. Cerca de 600 jovens que integram entidades civis organizadas da Paraíba participaram do evento preparatório.
.
Durante os três dias foram debatidos sete temas centrais voltados para a juventude, divididos em grupos de trabalho. O primeiro grupo discutiu a “Participação Política”, o segundo “Diversidade Sexual e Direitos Sexuais Reprodutivos”, o terceiro “Educação”, o quarto “Trabalho, Geração de Renda e Desenvolvimento Sustentável”, o quinto “Cultura, Comunicação e Mídia”, o sexto “Esporte e Lazer” e o sétimo “Campo”.
.
FONTES:

Nenhum comentário: