Loading

terça-feira, 29 de abril de 2008

Dica cultural: revista eletrônica
.
Nova-E: uma história de amor ao copyleft
Atitude, independência e livre expressão
.

Uma revista digital que acredita na transformação do Ser A revista Novae.inf.br nasceu em 5 de outubro de 1999 e não tem aporte de nenhum grupo financeiro. É um ponto de debate sobre temas hiperlinkados com a sociedade do conhecimento, cibercultura, inclusão digital, comportamento, ativismo de transformação, nova economia, política, cultura, literatura, mídia, filosofia, ciência, religação e cidadania. Conta com produção jornalística própria, na forma de entrevistas, reportagens, matérias especiais e um time de colaboradores e parceiros de primeira linha, que tem como recompensa estar participando dessa iniciativa dentro de avançados conceitos colaborativos: uma iniciativa inédita de open source editorial, em que as idéias ganham novas cores que, somadas inteligentemente a outras, resultam em uma publicação de personalidade surpreendente.

.
O projeto editorial do site é resultado da alquimia de diversas inteligências, pontos de vista, atitudes e valores mutantes deste novo século, oriundos de alguns cantos do Planeta. Especialmente selecionado e focado em sua linha editorial, que contempla o arrojo, a profundidade e a ousadia, a www.novae.inf.br optou pela opinião, pelos conceitos e pela diversidade de idéias neste tempo de conhecimento exacerbado e, às vezes, superficial.

.

Os articulistas, colaboradores e parceiros são, na verdade, os grandes responsáveis pelo êxito alcançado pelo portal. Massa crítica inovadora, fomentada pelo melhor do copyleft autoral que constrói a Internet brasileira. Num momento que surpreende pela diversidade de sabores e humores, a revista é pluralista na divulgação das comunidades na web, em língua portuguesa e espanhola. "Fusão neural" administrada como um projeto editorial consistente e com personalidade para mostrar sua visão do mundo.

.
Metamorfose e matizes
.
A www.novae.inf.br foi concebida sob a ótica da metamorfose por que passa a sociedade, marcando presença em momentos relevantes do grande palco da humanidade. Perto de completar 10 anos no ar, a publicação Novae escreve a sua história na opinião marcante de colaboradores de várias tendências e matizes, sobre os assuntos que serão manchete neste terceiro milênio: novas cartilhas organizacionais; novas formas de comunicação e vida; signos e linguagens de velhas e novas civilizações; a arte como elemento trágico e festivo; as comunidades que são renovadas e criadas no espírito pioneiro de quem ainda não se decidiu entre o telegráfico e o profundo; entre as últimas e as completas. A Paz como meta principal para o progresso do Planeta.
.
A proposta editorial da Novae é reforçar a opinião e a emissão de conceitos dos mais diversos setores de quem faz e avalia essa revolução de costumes. A Novae é uma revista plural, mas não abre mão de sua característica progressista e libertária; por isso, não abre espaço para análises da direita reacionária, jovens neoliberais e admiradores passivos da cultura imperial estadunidense, que também têm suas comunidades espalhadas pela Internet. A Novae respeita todas as opiniões, mas diz Não! a esse pessoal. Podendo, em momentos de crise, tornar a publicação uma radical bandeira contra a guerra, contra a manipulação de povos pela mídia de massa, contra a opressão de minorias, contra todo e qualquer preconceito
.

Nenhum comentário: