Loading

domingo, 26 de julho de 2009

Tabagismo e os perigos do cigarro
.
Gilberto Alexandre
.
O fumo é considerado um dos maiores causadores de doenças para a humanidade. Entre elas, temos: as cardíacas, as respiratórias e o câncer em suas mais diversas formas – de pulmão, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rins, bexiga, entre outros tipos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) registra que mais de 80% dos tabagistas começam a fumar antes dos 18 anos.
.

O Brasil tem aproximadamente 22 milhões de fumantes. Entre os jovens com esse hábito, 70% têm pais tabagistas e alguns até admitem ter aprendido a fumar com eles. O pneumologista e professor Mário Rigatto afirma que o cigarro se tornou em menos de um século a mais importante causa de doenças cardiovasculares – como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) – e pneumopatias crônicas.
.

Ao fumar, temos a diminuição da capacidade respiratória e, proporcionalmente, aumentamos o risco de contrair problemas respiratórios, tais como: tosse, falta de ar, crise de asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar e infecções nas vias respiratórias. Também aumenta o perigo da insuficiência vascular periférica – que causa má circulação sanguínea nos membros inferiores e impotência sexual – das doenças coronárias como angina e infarto do miocárdio, e ainda triplica o risco de morte por infarto, principalmente em homens com menos de 55 anos de idade.
.

O cigarro contém mais de 400 substâncias cancerígenas. Os dependentes de nicotina aprendem e acreditam que o cigarro preenche vazios internos, é companheiro e ajuda a lidar com o estresse. Entretanto esses falsos benefícios do tabagismo devem-se ao fato do viciado desenvolver forte tolerância à nicotina, piorando o funcionamento do cérebro na ausência desta substância.
.

Já os benefícios ao para de fumar são diversos. Entre eles podemos citar: a melhoria da capacidade física, do paladar (apetite) e a redução de gastos com tratamentos de saúde. “Quando você larga o cigarro o fôlego melhora em duas os três semanas, a circulação sanguínea também; voltamos a sentir o gosto da comida, o cheiro das coisas; o sono fica melhor, mais tranqüilo; e a respiração não dá nem para acreditar como melhora”, revela o médico e ex-fumante, Dráuzio Varela. Portanto, chega de adiar este momento: tente respirar fundo e jogue agora mesmo aquele maço de cigarros que você tem, amarrotado e mal cheiroso, no lixo para sempre!
.

Nenhum comentário: