Loading

domingo, 26 de julho de 2009

Respeitando a diversidade
.
Ricardo Coutinho (*)
.
A luta contra a discriminação ao segmento LGBT é uma questão de direitos. Direitos esses, inclusive, garantidos na Constituição Federal, que proíbe todo e qualquer tipo de discriminação. A intolerância e o preconceito banalizam a violência, cotidianamente vivenciadas por pessoas cujo único desejo é viverem a sua sexualidade de forma livre. Portanto, precisamos unir esforços no sentido de fortalecer uma cultura de paz e respeito ao ser humano.
.

A partir do ano de 2005, com a criação da Assessoria da Diversidade Humana, a Prefeitura de João Pessoa deu início a discussões e ações que até então não faziam parte da agenda política no âmbito do setor Público em nosso estado.
.

Discutir estratégias anti-discriminatórias e pautar debates que coloquem a livre orientação e expressão sexual com direito humano, vem fazendo parte das ações do município, que visam à promoção da cidadania e respeito desta população. Setores como educação, saúde e desenvolvimento social vêm tratando a questão da diversidade sexual através de processos formativos, preventivos e de combate à homofobia, que contribui, inclusive no âmbito do espaço de trabalho, para a eliminação das práticas discriminatórias e preconceituosas.
.

A interlocução com o movimento LGBT vem consubstanciar esforços, no sentido de promover políticas públicas que correspondam aos anseios e à luta histórica desse segmento, que quer os seus direitos garantidos e o reconhecimento à diversidade humana.
.

Acreditamos em projetos emancipatórios, quando todos os sujeitos participam, dividem responsabilidades e atuam propositivamente e democraticamente em meio às diversidades. Há muita coisa ainda por fazer, mas os caminhos são visíveis e os passos seguem.
.

(*) Prefeito da cidade de João Pessoa-PB.
.

FONTE: cartilha "GLBT, à Luz dos Direitos Humanos".
.

Nenhum comentário: