Loading

domingo, 26 de julho de 2009

Interatividade na nova era audiovisual
.
Lívia Cirne (*)
.
Para se produzir programa de televisão, nos dias atuais, é necessário ,antes de tudo, entender a atual fase da indústria midiática. Conhecer o sistema midiático não é só saber que a programação televisiva, obrigatoriamente, exige participação popular. Até aí não tem nada de tão especial, pois o rádio “faz” isso há décadas e para o jornal, as fontes sempre foram e serão a “voz do povo”.
.

Sem dúvidas, com tantos novos recursos multimidiáticos coexistentes, na disputa desigual por audiência, fica complicado para formatos analógicos (ultrapassados) garantirem a atenção de telespectadores contemporâneos, que convivem com agilidade, digitalização e ambientes de inteligência coletiva o tempo todo. Mesmo assim, nessa guerrilha, as emissoras tentam, a todo custo, convidar a audiência a um contato mais íntimo e fiel com o seu público.
.

Se adentramos a era da cultura da convergência midiática, precisamos firmar os pés no chão e cair na real de que esta convergência não está apenas associada à distribuição de informação em múltiplos suportes distintos. Crer de tal maneira é compartilhar com uma percepção muito vaga, pois, muito além desse propósito, a convergência traz consigo rupturas paradigmáticas. Ela ocorre no cérebro dos telespectadores, na busca por novas experiências, sensações e conexões com conteúdos dispersos.
.

Tangível a este contexto, ousadia e criatividade são palavras fundamentais no novo processo por qual “passa” a televisão analógica. Pensa que manter contato por e-mail é a grande sacada? Preciso dizer que essa técnica já está ultrapassada. Em meio a blog, youtube, orkut, e ao [lento, mas, mesmo assim, crescente] sucesso do twitter, - os quais permitem um maior vínculo ativo e mais preciso, bem como uma produção colaborativa, na maioria das vezes em tempo real - fica impossível admitir que certos programas (locais) ainda solicitem que o telespectador escreva cartas à emissora. Sim, Cartas! Papel, envelope, destinatário, remetente e selo! Sem delatar, é difícil acreditar, mas recorrentemente se testemunha episódio desses em emissoras "trashes" locais.
.

Contrapondo o discurso de que novos meios de comunicação substituirão rapidamente os antigos, o que de fato é urgente compreender é: eles irão conviver por muito tempo ainda e precisam interagir. Dessa forma, as empresas midiáticas devem repensar suas teorias sobre o que significa consumir mídia. Admitir interatividade real e telespectadores participativos, significa fidelização, ou seja, a conquista da audiência, o consumo de conteúdo e produtos. Então, vamos brincar de “fazer interatividade” direito, porque até a indústria de margarina está desenvolvendo estratégias interessantes; estimulando a participação do consumidor em promoções, por meio de SMS. Está acabando aquele negócio de sorteio de cartas, com a supervisão de um auditor da Lotep para conferir as embalagens.
.

(*) Jornalista, formada em Telecomunicações e Mestranda do programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB).
.

FONTE: http://www.consultesamways.com.br
.

Nenhum comentário: