Loading

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Jornalismo e novas tecnologias
.
Roberto Pinheiro
.
É inevitável que hoje o jornalista esteja ligado às novas tecnologias, independente de atuar em uma área específica da profissão. As redações do jornalismo impresso evoluíram muito no que diz respeito às tecnologias da comunicação, sobretudo com a utilização da Internet. Além disso, cada vez mais pessoas usam a rede mundial como meio de interagir e obter notícias do dia-a-dia.
.
Com a explosão da Internet nos anos 90, todo mundo estava se credenciando a fazer sites. A jornalista Sílvia Zanelle afirma que atualmente podemos ter blogs e outros tipos de páginas web, mas a prática do jornalismo e da comunicação exige responsabilidade do profissional, ligado a uma empresa midiática ou não. Existem jornalistas que participam de veículos impressos, redações on-line e também possuem blogs. Em todos esses meios deve-se informar com qualidade e critérios éticos junto ao público.
.
No recente caso do acidente com o avião da Air France no litoral brasileiro, jornalistas publicavam em seus websites “informações de bastidores” sobre o que estava acontecendo naquele momento. Também emitiam opiniões, faziam pesquisas relacionadas ao fato e apresentavam o contexto jornalístico. “Quando fazemos um texto temos que ter muito cuidado para não misturar as informações, não confundir as coisas. Vejo as ferramentas tecnológicas surgindo para acrescentar, agregar valor a produção da mídia, para que se possa fazer uma boa comunicação”, disse Sílvia Zanelle.
.
Nos processos de trabalho com as inovações da linguagem digital há várias dificuldades enfrentadas pelos jornalistas. Nas atuais redações on-line temos muita gente que migrou do jornalismo impresso e foi buscar aperfeiçoamento. Mas, de acordo com Zanelle, não se pode exigir que o profissional venha pronto, porque certamente terá algum contratempo. “A área da Internet é relativamente muito nova para todos nós e representa uma grande evolução da tecnologia. Os mecanismos da web são fascinantes, fornecendo mil possibilidades para trabalhar com aplicativos multimídias”, explicou a jornalista.
.
Os blogs para o uso do jornalismo, por exemplo, formam uma realidade cada vez mais consistente na Internet brasileira. Neste tipo de site - devido a uma estrutura simples, rápida e prática - é possível empregar muito bem o conceito de trabalho multimídia, através da utilização simultânea de hipertextos e conteúdos audiovisuais. “Percebo que as pessoas estão descobrindo e frequentando os weblogs com função jornalística”, afirmou Sílvia Zanelle.
.
Até o famoso Orkut, um dos espaços virtuais mais frequentados pelos internautas do Brasil, pode ser exemplo da massificação de informações. Antes dele, os fóruns e listas de discussão tinham maior destaque. “O Orkut vem ocupando espaço também para discussões, porque através dele as pessoas estão mais ligadas, numa grande rede social. Virou um meio de comunicação pública, como a televisão, o celular e outros que já eram voltados para as massas”, concluiu Sílvia Zanelle.
.

Nenhum comentário: