Loading

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Teatro para juventude

Bertrand Sousa
.
Os alunos da Oficina de Iniciação Teatral – realizada no Centro de Referência da Juventude (CRJ) Ilma Suzete Gama (Funcionários I, João Pessoa) – promoveram nesta quarta-feira (03/10) a noite de estréia do espetáculo “Aquele que diz sim & Aquele que diz não”. A iniciativa faz parte da programação de encerramento das oficinas arte-culturais do CRJ. Na platéia: alunos e funcionários do Centro da Juventude, além de Alessandra Campos (Sedes), representando o secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza.
.
O texto encenado pelos jovens atores da Oficina, traz a marca do poeta, escritor e dramaturgo alemão Bertold Brecht, e conta a história de um grupo destemido em busca de remédios e respostas, durante uma jornada reflexiva sobre tradições e valores sociais. Um repertório ideal para a juventude.

Segundo Joht Cavalcanti, diretor da peça, a produção artístico-literária de Brecht possui características que desenvolvem a expressividade dos atores, a partir do processo dialético de exposição dos acontecimentos sociais. “Sempre quis montar um espetáculo escrito por Brecht. Tenho uma forte ligação com o autor, desde os tempos da universidade”, revelou Joht.
Na opinião de Rômulo Halysson, diretor do CRJ Ilma Suzete Gama, não é fácil interpretar os textos de Brecht, devido a sua ousadia e criatividade estética. “O grupo merece os parabéns pelo trabalho apresentado. Nossa proposta é que continuem atuando juntos, aprimorando as técnicas de interpretação. Com o término da Oficina, eles se tornam referência para as novas turmas”, avaliou.

A jovem Ewelin Ferreira interpretou a personagem Mãe, na peça "Aquele que diz sim & Aquele que diz não". Após o espetáculo, conversamos sobre os resultados da prática teatral desenvolvida coletivamente nos últimos três meses. “Foi importante participar da Oficina de Iniciação Teatral e da montagem da peça. O desejo de aprender mais me fez chegar até aqui, apesar das experiências que já tive com o teatro. Errei muito durante os ensaios e mesmo assim pediram que interpretasse a Mãe... Um desafio e tanto, mas acabei aceitando,” disse Ewelin.

SINOPSE
.
Numa comunidade remota, a doença se alastra e um grupo destemido enfrenta os perigos da montanha para buscar remédios e conselhos. Um menino que segue com a caravana nos faz ponderar sobre a importância de seguir ou quebrar tradições, colocando em questão o raciocínio e adaptações a cada nova situação.

ELENCO
.
Ewelin Ferreira * (Mãe)
Anderson Ferreira * (Menino)
Carlos Eduardo Silva * (Instrutor)
Amanda Raquel * (Estudante)
Del Vicente * (Estudante)
Alisson Vicente * (Coro)
Alessandro Bonas * (Coro)
Ingrid Costa * (Coro)
.
SONOPLASTA: José Cássio
CONTRA-REGRA: Francisco Roberto
DIREÇÃO: Joht Cavalcanti

Nenhum comentário: