Loading

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Jornalismo Especializado
.
Bertrand Sousa

.
Nos escritos de Mesquita (1984, p. 178), encontramos a seguinte definição: “Jornalismo Especializado é aquele que traduz todos os ramos do conhecimento de forma técnica, com respaldo em sofisticadas sistematizações informativas que sofrem constantes mutações”.
.
Portanto, a técnica empregada na construção das notícias e a sistematização do conteúdo apresentado ao público são pontos-chave neste contexto. Para Erbolato (1981), o Jornalismo Especializado compreende todas as seções ou páginas diversas de um jornal. Com seu desenvolvimento, o público leitor passou a ser considerado de acordo com sua especificidade, isto é, seus interesses informativos. Como resultado deste fenômeno, houve o surgimento de tipos especializados de Jornalismo, organizados em editorias como: economia, cultura, esportes, ciência, entre outras.

A definição de Erbolato é complementada por Pacheco (2004, p. 20), ao assinalar que: “o Jornalismo Especializado além de promover o intercâmbio de informações e conhecimentos relativos à determinada atividade, contribui para o crescimento e aprimoramento desta”
.

.

Nenhum comentário: