Loading

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Fotojornalismo

É a prática do jornalismo por meio da linguagem fotográfica em substituição à linguagem verbal. O Fotojornalismo preenche uma função bem determinada e tem caracteristicas próprias. O impacto é elemento fundamental. A informação é imprescindível, assim como o elemento de atualidade e interesse social. É na fotografia de imprensa, um braço da fotografia documental, que se dá um grande papel da fotografia de informação, o Fotojornalismo.


É no fotojornalismo que a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. E essas informações podem ser passadas, com beleza, pelo simples enquadramento que o fotógrafo tem a possibilidade de fazer. Nada acontece hoje nas comunicações impressas sem o endosso da fotografia. Existem, basicamente, três gêneros de fotografia jornalistica:

* Fotografias sociais: nessa categoria estão incluídas a fotografia política, de economia e negócios e as fotografias de fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia;
.
* Fotografias de esporte: nessa categoria, a quantidade de informações é o mais importante, influindo na sua publicação;
.
* Fotografias culturais: esse tipo de fotografia, tem como função chamar a atenção para a notícia antes mesmo de ser lida.


A fotografia em preto e branco publicada em jornais, existe há mais de cem anos e é uma das caracteristicas do Fotojornalismo. Embora, a fotografia colorida tenha ganhado espaço nessa categoria, no inicio dos anos 70 com as revistas semanais.
.

Nenhum comentário: