Loading

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Olimpíadas Escolares 2007

Reginaldo Alves
.
A cidade de João Pessoa foi escolhida para sediar a etapa nacional dos Jogos Escolares 2007 (Jebs), que acontecerão entre os dias 8 e 18 de novembro do corrente ano. “O prefeito Ricardo Coutinho já recebeu ofício nesse sentido, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Além disso, a Comissão de Vistoria do evento visitou escolas da nossa Capital em fevereiro”, informou o vereador Marcone Paiva, secretário de Esportes e Lazer do Município.
.
Segundo ele, para receber os participantes de todas as cidades brasileiras e atender às exigências do Comitê, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Esportes e Lazer, está elaborando um cronograma de atividades para recuperar alguns equipamentos esportivos da cidade, onde serão disputados os Jebs. Entre esses espaços estão os ginásios esportivos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Grêmio Cief, escola Castro Alves, Hermes Taurino, Odilon Ribeiro Coutinho e Liceu Paraibano, além da pista de atletismo da UFPB. As reformas serão direcionadas para a troca total ou parcial dos pisos dos ginásios, pintura das linhas demarcatórias, isolamento das quadras e melhoria da iluminação nos locais de competição.

Outra preocupação esta relacionada com a hospedagem dos participantes, uma exigência do COB. Para tanto, um termo de compromisso com a rede hoteleira será firmado, garantindo aos atletas total apoio durante os Jogos. Estão aptos a participar dos Jebs 2007 alunos das seleções esportivas de escolas públicas e particulares, com idades entre 15 e 17 anos. Entre as várias modalidades, destacamos: vôlei, futebol de salão, basquete, handebol, arremesso de peso, atletismo e xadrez.

A participação de atletas dos Funcionários I está confirmada na modalidade handebol, onde as equipes favoritas são: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina (femininas); Santa Catarina, São Paulo, Paraíba e Mato Grosso (masculinas). Em depoimento, os atletas locais confessaram a grande ansiedade e motivação durante os treinos, na busca pelas primeiras colocações.

A jovem Hayssa Gabriela disse que está muito ansiosa pelo início dos jogos. "No decorrer da competição o favoritismo fala mais alto", afirmou. Treinando cinco vezes por semana, a jogadora considera-se bem preparada e pronta para obter um resultado expressivo nos Jebs. O atleta José Felipe Costeiro também falou sobre a preparação e a rotina de treinamento (de segunda à sexta) para obter bons resultados. Comentou ainda sobre a falta de divulgação do evento, apesar da ótima organização fornecida, principalmente relacionada ao conforto dos atletas.

Nenhum comentário: