Loading

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Apresentações digitais

Bertrand Sousa

.
O auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na BR-230, em João Pessoa, teve uma semana – 24 a 28 de setembro do corrente ano – bem movimentada. Foi o local escolhido para sediar as atividades da “Semana Municipal de Ciência e Tecnologia”, uma iniciativa do Governo Federal, com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) – através de seus respectivos Ministério e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).
.
A programação do evento teve como eixo central as questões ambientais do planeta Terra, apresentadas e discutidas em palestras e trabalhos multimídia – produzidos por alunos que concluíram o curso de informática básica oferecido gratuitamente nas 16 Estações Digitais que funcionam na Capital. O evento também discutiu o acesso às novas tecnologias e contou com a participação de representantes municipais e coordenadores dos Centros de Referência da Cidadania e Juventude.

Desde segunda-feira (24/09) foram realizadas quatro apresentações diárias – uma de cada Estação Digital – nos horários diferentes das aulas. As turmas da manhã, apresentaram seus trabalhos à tarde e vice-versa. O secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Simão Almeida, disse que a intenção da Prefeitura é oferecer novos cursos, mais avançados, para que as turmas que concluíram o Básico possam evoluir. “A grande missão do Governo Municipal, por meio da Secitec, é levar a tecnologia mais avançada para toda população, sem nenhum preconceito. O projeto das Estações Digitais teve inspiração na inclusão social", enfatizou o secretário.


Os alunos do Centro de Referência da Juventude (CRJ) Ilma Suzete Gama, orientados pelos monitores Karlynda Melo e Robson Queiroz, mostraram o resultado de suas pesquisas sobre “Desmatamento e Reflorestamento” na quinta-feira (27/09). Pela manhã, além das apresentações de trabalhos, houve a palestra “Era do conhecimento, sociedade da informação”, ministrada pelo Prof. João Torquato (TIC / Casa Brasil). Na parte da tarde, os alunos foram recebidos pelo diretor de Fomento e Competitividade da Secitec, Rubéns Freire. Ele conduziu de forma descontraída novas apresentações sobre o meio ambiente, questionando a platéia alguns conceitos de Informática e Física.

Segundo Rubéns Freire, a “Semana de Ciência e Tecnologia” teve como objetivo a difusão e popularização das políticas públicas desse setor, para que a população defina prioridades para os investimentos dos recursos. “A idéia foi construir um ambiente onde possamos discutir e refletir as questões de ciência e tecnologia (C&T)”, explicou.


Já o diretor de Inclusão Digital da Secitec, José Isidro Alves, disse que a inclusão digital em João Pessoa deixou de ser um desejo e se transformou em realidade. "Temos 16 Estações em pleno funcionamento e logo mais outras quatro estarão a serviço da população. Com isso, o projeto que prevê a implantação de 20 Estações Digitais estará completo", afirmou Isidro; que também assistiu as exibições e parabenizou os jovens aprendizes pelo desempenho nas oficinas de informática.

Nenhum comentário: