Loading

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Carta Capital: fidelidade à toda prova

Larissa Jansson


A Carta Capital é uma revista de informações de periodicidade semanal, publicada no Brasil pela Editora Confiança. Há treze anos no mercado editorial, a Revista é uma das mais respeitadas publicações semanais do País.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificada, dirigida pelo jornalista Mino Carta, Carta Capital é considerada leitura obrigatória para todas as pessoas que buscam não apenas informação exclusiva, mas que também queiram se posicionar diante dos principais fatos do Brasil e do mundo.

Inicialmente mensal, depois quinzenal (em março de 1996), e, finalmente, semanal a partir de agosto de 2001. A Revista possui uma tiragem média de 75 mil exemplares e foi pensada como uma alternativa às revistas similares que existiam até então - e que efetivamente dominavam o mercado - Veja e IstoÉ.

Como não era possível superá-las, em termos de fatia do mercado, assumiu ao longo do tempo uma postura de análise crítica, mais do que sua apresentação ou explicação. Sendo assim, a revista destaca-se, quando comparada às supracitadas, pela pequena equipe (apenas 11 jornalistas) e por procurar dar uma visão aos acontecimentos da semana diferente das apresentadas pelos demais semanários e jornais, mantendo sua postura independente.
.
A Revista sempre teve uma linha editorial bem definida e peculiar desde seu nascimento, em meados de 1994. Feita para falar de política, economia e cultura, a história da revista é marcada por grandes reportagens investigativas - como a que denunciou a atuação ilegal da CIA no Brasil. Colecionou prêmios e firmou-se como uma opção àqueles que desejam informação que transcende o esperado. Além disso, sempre se pronunciou contra a política interna e externa dos EUA e nunca temeu criticar titãs da mídia nacional tais como a concorrente Veja e a toda poderosa Rede Globo.

Por enquanto, a Carta parece ter conseguido ser fiel aos seus ideais sem, contudo, adotar uma postura fanática na defesa cega daquilo em que acredita. Tampouco virou a casaca buscando comodidade.
.
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/CartaCapital
.

Nenhum comentário: