Loading

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A cooperativa dos Funcionários I

Edilma Silva
Neilda Alves
.
A Cooperativa Gráfica (Cooperatigraf), que funciona na Rua Licota Maroja, Funcionários I, em João Pessoa, iniciou suas atividades em 30 de junho de 2005. Começou com apenas três funcionários e, conforme foi crescendo, aumentou o quadro de pessoal - chegando ao total de 20 empregados.
.
A instituição trabalha em parceria com várias gráficas, como: Moura Ramos, Grafset, JB, Multimagem, entre outras. A quantidade de material produzido é muito grande e, dependendo da época do ano, pode atingir a marca de 30 mil unidades. Inclusive, uma parte da produção vai para estados vizinhos.

Por ser um trabalho muito delicado, 90% dos funcionários eram mulheres. Mas, devido às quantias elevadas de material, tornou-se necessária a contratação de mão-de-obra masculina. Por outro lado, muitos não se identificaram com o trabalho - que exige agilidade e atenção - e deixaram de exercer as atividades na Cooperativa.

A Cooperatigraf funciona da seguinte maneira: os clientes fazem pedidos para as gráficas mencionadas, que preparam o material e enviam para a Cooperativa fazer o acabamento dos produtos. O horário de atendimento vai das 7:30 às 18 horas, com intervalo de 1:30h para o almoço, de segunda a sábado.

Nenhum comentário: