Loading

terça-feira, 30 de março de 2010

Ipuarana: um museu, uma História
.

Lúcia França (*)
.

A Estação Cabo Branco Ciência, Cultura & Artes - localizada no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa - recebe até o próximo dia 02 de maio a exposição “Ipuarana: um museu, uma História”. Os horários de visitação foram organizados da seguinte forma: de terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 21h.
.

O Museu de Ipuarana é hoje o mais importante detentor de acervo indígena na Paraíba, com uma enorme quantidade de peças museográficas que abordam as missões dos frades Franciscanos nas tribos indígenas Mundurucus, Pataxós e Tyriós. Logo, a exposição será composta por indumentárias, objetos de culto, resquícios arquelógicos, instrumentos musicais e armas, além de acervos de outras tribos locais. Teremos, assim, a grata oportunidade de tratar da questão étnica, pois iremos mostrar um acervo valiosíssimo e desconhecido de muitos paraibanos.
.

A exposição além de agregar valor histórico, científico e de resgate identitário, colabora com o Convento Santo Antônio, no sentido de divulgar e chamar a atenção para o Museu de Ipuarana, fechado por falta de condições da Ordem em mantê-lo aberto a visitação pública. Mais informações pelos telefones: (83) 3214-8303 / 3214-8270.
.

(*) Curadora Geral da Estação Cabo Branco.
.

Nenhum comentário: