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sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mais indispensáveis do que nunca
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Philippe Massonnet
Juliette Hollier-Larousse
Tradução de Lana Lim
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Pode o mundo da mídia ficar sem agências de notícias? Essa questão, recorrente desde que a internet começou a se impor como vetor indispensável de informação, às vezes agita as salas de redação, uma vez que a crise econômica abala gravemente o cenário midiático. Às vezes a questão se transforma em fórmula fácil, ou até em afirmação mágica. Especialistas em mídia acreditam que as agências de notícias não estão adaptadas às necessidades de seus clientes, e, portanto, de seus usuários, e também inadaptadas ao mundo da internet, à informação do século 21, ao universo do Facebook e do Twitter. Enfim, estão "caretas".
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Nos Estados Unidos, na Europa, na França, alguns jornais atingidos pela crise e atraídos pela repentina inflação de fontes gratuitas de todo tipo estão reconsiderando as assinaturas dos serviços das agências. Não são a qualidade ou a pertinência das informações fornecidas pelas agências que são as culpadas, mas sim seu preço.
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Diante dessas questões e críticas, as agências de notícias devem afirmar em alto e bom som que são um ingrediente insubstituível para uma informação completa e de qualidade. E encontrar os meios para fazer isso. Além disso, é a busca por um financiamento mais garantido, respeitando a lei européia, que faz com que a Agence France-Presse (AFP) queira se dotar de um novo estatuto, que proteja sua independência tanto quanto o estatuto atual.
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Diversidade de temas
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Decana das agências mundiais, a AFP continua sendo uma referência, um farol em um oceano de notícias mais ou menos confiáveis, de rumores, de afirmações tendenciosas, publicadas e republicadas todos os dias em todas as mídias. Para ela, uma declaração, uma afirmação ou uma confidência só se tornam informação depois de serem rigidamente verificadas junto a suas fontes.
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Diante das rádios e dos canais de televisão especializados em notícias, dos websites dos jornais, dos blogueiros e de outros twitteiros, a AFP se viu diante de uma exigência cada vez maior de rapidez. Mas o que ela busca não é necessariamente ser a primeira. Não, é primeiramente e acima de tudo oferecer uma informação confiável, certificada, que as outras mídias poderão transmitir, divulgar, analisar, comentar sem perigo. Informação de confiança, mas também pluralista, imparcial, independente, variada, aberta para o mundo.
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Nessa época de restrições orçamentárias, de redações que se estreitam, de postos de correspondentes no exterior que desaparecem, da fusão superficial de notas, a AFP mantém e estende sua rede mundial e multicultural feita de jornalistas, de fotógrafos, de cinegrafistas. Ela alimenta continuamente as redações com informações vindas das grandes capitais internacionais, das zonas de conflito – Afeganistão, Iraque, Paquistão, Somália –, mas também de países esquecidos, perigosos ou de difícil acesso, como Mianmar, República do Congo, Colômbia ou Tchetchênia. É sua missão.
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A Agência aplica essas mesmas regras para relatar o mundo em sua diversidade sobre todas as temáticas que ela cobre: política, economia, sociedade, estilo de vida, meio ambiente, esportes, alta tecnologia, cultura... Ela o faz em seis idiomas, em texto, foto, vídeo, infográficos.
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FONTE: www.observatoriodaimprensa.com.br
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