Loading

sábado, 8 de setembro de 2007

Desmatamento no Brasil

Wanessa Toscano

A raça humana, cada vez mais interessada no “progresso”, vem dizimando as florestas - o habitat natural mais rico e diversificado do planeta. O flagelo do desmatamento no Brasil não é um fato novo, sempre existiu. O processo teve início com a conquista do território nacional pelos portugueses, que exploravam o Pau-Brasil – uma das maiores riquezas da Mata Atlântica – para obter lucros na Europa.


Desde então, o desmatamento em nosso País tornou-se uma constante. As causas são diversas, como veremos a seguir. A construção de condomínios residenciais, grandes rodovias, as atividades agrícolas e pecuárias, além do comércio ilegal de madeira, tornaram-se personagens principais na degradação do meio ambiente.
.
Um relatório divulgado no ano 2000 pela WWF – ONG dedicada à proteção ambiental – apontou que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original de 1500. Os números são preocupantes e crescem a cada dia, como revelam as entidades ambientalistas e os noticiários.



Outro problema muito sério são as queimadas e os incêndios florestais. Por incrível que pareça, uma simples ponta de cigarro jogada na beira de uma rodovia pode iniciar um incêndio de grandes proporções. Essa devastação ainda traz outra grave conseqüência: o aquecimento da atmosfera – o chamado “efeito estufa” – que acelera o derretimento das geleiras, contribuindo para a elevação do nível do mar.

A Paraíba, bem como outros estados nordestinos, não foge desse contexto. Nosso desenvolvimento econômico-industrial ainda é lento, mesmo assim promove alguns danos ao meio ambiente, como se observa nas regiões do Cariri e Seridó, onde a produção agro-pastoril e os minifúndios são atividades principais. Devido a isso, problemas ecológicos vêm ocorrendo, como por exemplo: a desertificação dessas áreas, a derrubada de matas nativas para o cultivo da cana-de-açúcar, etc.
.
Entretanto, vale salientar que no Brasil – e nos mais diversos países do mundo – existem ONGs, ecologistas e ambientalistas preocupados com este assunto. E neste exato momento, eles estão conscientizando as pessoas sobre os cuidados com o planeta, para que possamos juntos resolver ou minimizar os problemas ambientais.

2 comentários:

Anônimo disse...

super legal...
pq ninguem te manda comentário??

entra no meu aí `)
http://smartinsdepina.blogspot.com/
vlw
bjó

Anônimo disse...

Ótimo texto, Parabéns!!