Loading

sexta-feira, 28 de setembro de 2007


Dica cultural: Jornal Mundo Jovem

A história do "Mundo Jovem" começou no Seminário Maior de Viamão-RS. Em setembro de 1963 foi lançada a revista "S.O.S. Vocações", com o objetivo de atrair mais gente para os seminários. Era editada em português e espanhol. Servia basicamente de subsídio para as "equipes vocacionais".
.
Já em agosto de 1964 trocou de nome, para "Lançai as Redes", ainda com objetivos especificamente vocacionais, porém ampliando a abrangência. Agora destinava-se também aos trabalhos vocacionais nas paróquias e escolas. Em outubro-novembro de 1967, ainda no Seminário de Viamão, o jornal ampliou ainda mais sua abrangência, dirigindo-se a todos os jovens, abordando e refletindo suas inquietações, suas ansiedades e esperanças. Foi nesta oportunidade que adotou o atual nome de "Jornal Mundo Jovem".


Em janeiro de 1972 o jornal passou do Seminário de Viamão para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como um órgão da Faculdade de Teologia. E aqui ele se mantém até hoje. Ao longo desses anos o jornal Mundo Jovem aprendeu a abordar, numa linguagem simples e direta, os mais diversos temas da vida do jovem. É uma proposta de leitura alternativa para jovens e adultos que não se acomodam e encaram o desafio de construir o novo.

Hoje o "Mundo Jovem" é usado como subsídio para debates e reflexões de grupos e também nas escolas, sobretudo nas disciplinas humanísticas (Ensino Religioso, História, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, etc.), especialmente no Ensino Médio.

O Jornal Mundo Jovem é distribuído exclusivamente para assinantes, tem uma tiragem de 120 mil exemplares por edição e atinge atualmente todos os estados brasileiros, estando presente em cerca de quatro mil cidades. É uma história que foi construída com a marca do idealismo, da garra e da gratuidade de centenas de pessoas. O jornal Mundo Jovem não é uma empresa, não tem fins lucrativos e não veicula publicidade. O Mundo Jovem é um jornal de idéias.
.
.

Nenhum comentário: