Loading

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Folkcomunicação: noções básicas

A Folkcomunicação constitui uma área de investigação dedicada ao "estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressões de idéias", como bem definiu Luiz beltrão, pioneiro desses estudos no Brasil.

No mundo globalizado pelos mídias, as manifestações folclóricas no Estado da Paraíba, como nos demais estados brasileiros, passam por grandes mudanças. Conhecer os perfis culturais existentes nas diferentes regiões do pais possibilita uma melhor compreensão da coexistência entre as culturas tradicionais/folk e as culturas dos mídias.

O folclore, bem como todas as manifestações culturais, não se fecha sobre si mesmo. Os seus significados estão sempre abertos às novas relações sociais e formas de expressão. Estes fenômenos de incorporação e adaptação fazem parte do processo de circulação e dinamização cultural, que se projeta através dos ritos sagrados, festas, espetáculos, literatura, artesanato, culinária, danças e folguedos populares. É essa mobilidade e diversidade que distingue o folclore das outras culturas.

Nenhum comentário: